/
/
Duas visões e um mesmo objetivo: expandir marcas globalmente com lucro

Duas visões e um mesmo objetivo: expandir marcas globalmente com lucro

WRC traz um debate com dois CEOs de países diferentes que comandam a expansão global em plena era de transformações. Veja mais

Duas marcas diferentes, dois continentes diferentes, duas histórias de transformação diferentes. O WRC trouxe um debate curioso e revelador com dois CEOs que ambicionam expandir os negócios globalmente de forma ainda mais acentuada. A ideia central da conversa foi mostrar como eles conduzem sua tomada de difíceis decisões para otimizar e aumentar os lucros. O painel “Transformation and turnaround: the reality of rebuilding a retail business” reuniu Jaume Miguel, CEO da Tendam (nova marca do grupo Cortefiel), David Pun, chairman da Evisu, mediados por Olivier Salomon, da Alex Partners.

A Evisu é uma marca de moda casual japonesa, que começou como uma pequena fábrica de jeans e que sempre teve uma visão muito clara de se expandir continuamente, abrindo lojas. Nos últimos anos, a empresa vem sendo gerenciada por um diretor de arte que mudou o DNA da marca para tentar se estabelecer fortemente no mercado americano.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

David adquiriu a marca e hoje é o CEO por trás da expansão da empresa que já tem mais de 200 lojas espalhadas pelo mundo. Os modelos de expansão variam conforme a praça, sendo que na China, a Evisu se utiliza do modelo de franquia. A ideia é sempre manter a marca relevante e incrementar os relacionamentos com os clientes e construir uma plataforma de moda que atenda preferencialmente o público do sudeste asiático.

Mudança de nome

Jaume Miguel comentou o que levou o Grupo Cortefiel a mudar seu nome para Tendam. A estratégia foi separar a marca de, a bandeira da loja âncora do grupo, da marca corporativa, de modo a dar maior consistência ao negócio como um todo.

Alinhamento da diretoria, do que ela pensa e planeja com o time, comm os colaboradores para que executem o que foi planejado. Esse é o escopo da visão estratégica do grupo Tendam. Um outro elemento que afeta o negócio é justamente o digital. E o alinhamento do time com a cultura para construir uma empresa líder, capaz de atuar competitivamente em 80 países, é a ação tática mais consistente.

O Grupo Tendam não está medindo esforços para ganhar competitividade face à transformação digital, de tal modo que chegou a mudar 50% do quadro de diretores e gerentes recentemente. Jaume Miguel quer que a empresa desempenhe um papel relevante no mercado, mesmo com o impacto do digital.

“Ao fim, temos alguns ativos importantes, a partir do questionamento intenso que fazemos para nós mesmos, baseados em competências que temos e valorizamos”, destaca o CEO.

Velocidade de reação

David comenta sobe a paixão que sente na equipe para fazer as coisas acontecerem. Claro, sentimentos, frustrações, felicidade são fatores essenciais para o sucesso de uma empresa. “Sei onde chegar, mas me sinto como um piloto quase a deriva, que sabe onde quer chegar, ,as não em confiança para aterrissar”, comenta Jaume, e enfatiza a necessidade de criar uma cultura de confiança entre as pessoas, a necessidade fundamental de transparência.

Dar ao time maior responsabilidade e oferecer a eles a capacidade de correrem riscos calculados é uma forma racional de engajar a equipe para buscar os. resultados esperados.

O CEO da Evisu lembra de períodos difíceis que a empresa enfrentou e fala que quando se está diante de uma situação precária com a sobrevivência da empresa em jogo, pensar a longo prazo não é simples. Para Jaume, no entanto, a busca pelo longo prazo é feita justamente de pequenos ganhos que se acumulam para chegar a uma meta ambiciosa.

Competindo globalmente

E como se compete de maneira sustentada em um mercado global? Segundo Pun, é necessário conhecer muito bem a cultura na qual o negócio quer se estabelecer. Segundo ele, o mundo está superconectado e cada passo na expansão global passa pela compreensão exata do cliente local, seus hábitos, atitudes e comportamentos.

Diante do processo de mudança necessário para expandir a empresa ao mesmo tempo em que se processa a transformação digital, demanda equipes muito engajadas. Não basta que a empresa tenha gerentes competentes tecnicamente, mas sim aqueles com capacidade de exercitar tarefas de doo eficiente.

Fazendo diferente

Uma das lições que a Evisu aprendeu, foi como criar e estabelecer parcerias eficientes e rentáveis para exploração de outros mercados. Ele conta da experiência traumática que a empresa passou na china, que culminou com a demissão do parceiro local. Hoje, a Evisu tem contratos bem redigidos. Outra lição foi investir sensivelmente no design para construir lojas melhores mesmo em mercados altamente competitivos.

A Tendam empodereu a área de clientes, e a colocou como protagonista da transformação digital. Ele diz que contratar uma pessoa nova para a diretoria, para assumir novas funções, é sempre uma decisão delicada, na medida em que é necessário ter certeza de que esse executivo fará o que a empresa precisa. Finalmente, a Tendam vem empreendendo de modo bem-sucedido uma estratégia de omni-canalidade.

De todo modo, cada empresa com suas características, é fato que elas estão firmemente dedicadas a manter planos de expansão e consideram que as fronteiras de seus próprios países são insuficientes para assegurar crescimento contínuo.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]