Até o final do primeiro semestre de 2015, as operações da Drogasil terão a mesma cara e deve ser a mesma das lojas que já foram reformadas neste ano – ao todo 101 unidades foram reformadas, afirmou o VP de Operações da marca, Antonio Carlos de Freitas, em apresentação a analistas e acionistas.
As mudanças têm sido fortes: com criação de dermocenters, tirando os dermocosméticos de trás do balcão e tornando a visualização mais atrativa; reposicionamento da categoria perfumarias, com criação da figura da consultora e posicionamento dos produtos em totens específicos; colocação de fila única, para tornar o atendimento mais rápido, dentre outras mudanças.
Em 2015, outras 135 lojas passarão pela repaginação. A unificação dos projetos também passa pela unificação dos convênios e ações. Uma delas, o Atendômetro, máquina que fica no checkout das unidades da Raia para avaliação da satisfação do cliente e que também será aplicada na Drogasil.
Nordeste
Durante a apresentação, a companhia falou sobre o crescimento agressivo no Nordeste. A rede entrou na região pela primeira vez em 2012 na Bahia. Hoje, a marca tem 19 lojas no Estado, com contratos assinados para abrir mais três.
Neste ano, a companhia entrou no Recife – são 5 lojas abertas e outras 11 por abrir; Maceió, que já conta com duas operações e tem outras três contratadas; Sergipe, com duas lojas operando e outras duas a abrir e Paraíba, com duas abertas e duas a inaugurar. E o próximo mercado é o Rio Grande do Norte, onde já estão previstas seis lojas.
“Essas lojas vão muito bem obrigada”, disse Freitas. Segundo o presidente da rede, Marcílio Pousada, o modelo de atendimento e o formato das lojas é o que está trazendo resultados na região. “O que faz esse negócio ser bom é a loja limpa, organizada e com a farmacêutica com uniforme”, disse. Para sustentar este crescimento, até o final do próximo ano a companhia inaugura um Centro de Distribuição na região.
Expansão
Para 2015, a companhia mantém a projeção de abertura de 130 lojas, sendo 50 da marca Raia e 80 da Drogasil. A companhia não traçou metas para a Farmasil, operação mais simples da companhia, que não tem perfumaria, com foco em mercado mais popular.
A marca foi colocada em testes em julho deste ano. Hoje, a marca tem 22 lojas e ainda está em testes, segundo Pousada. O executivo disse que está esperando a operação maturar mais para falar sobre ela.
Novos formatos estão no guidance de expansão da companhia entre 2015 e 2018. Além disso, o foco é expandir organicamente, aprofundar sortimento e gerenciamento de categorias, envolver, analisar e potencializar clientes.
Outra novidade é o projeto mobile da companhia, com aplicativo das marcas. Segundo Pousada, o projeto está bem encaminhado, mas só é para 2016.
Os planos de crescimento da empresa não devem mudar por conta dos contratempos econômicos, segundo o VP de Planejamento e RI, Eugênio De Zagottis. “Nossa vida não depende do PIB – o que direcionada nossa vida é a velocidade do envelhecimento da população. Sem contar que temos um mercado fragmentado em que os cinco líderes tem apenas 30% do market share”, afirmou. A Raia Drogasil não chega a 10% deste mercado.
Em perspectivas financeiras, o foco é no crescimento de margem bruta, das lojas maduras e dos ganhos com compras e precificação.
“Tudo isso é um projeto de longo prazo para construir uma empresa que seja perene”, disse Pousada. “Fizemos a lição de casa e chegamos a um patamar em que queremos ficar. 2015 é o ano da manutenção do que temos agora”, completou.
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