/
/
Como donos não digitais devem pensar uma cultura digital

Como donos não digitais devem pensar uma cultura digital

Executivos dão dicas para realizar a transformação digital nas empresas de gerência tradicional. Debate aconteceu durante o BR Week

Pensar em transformação digital já é algo que as empresas estão acostumadas. Certo? Bom, depende para quem você pergunta. O maior desafio neste sentido é das companhias de donos não digitais. Elas nascem com foco nos processos físicos e acostumadas a ditar as tendências. Hoje, os consumidores querem uma experiência omnichannel e não esperam as empresas dizerem o que eles precisam comprar.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Empresas como a Óticas Diniz e Arezzo&Co vivem este desafio na prática. A varejista da moda precisa lidar com clientes que já pesquisaram o que querem comprar e não precisam de dicas dos vendedores, nem verificar quais são as tendências para o verão. Já a Óticas Diniz é uma empresa familiar que tenta se desvencilhar do protecionismo em relação às práticas que levaram a empresa ao ponto que está hoje.

Já as fornecedoras de tecnologia têm a função de ajudar a nova geração a convencer os executivos não digitais da importância dos números. É o caso da Mutant, empresa focada em soluções de atendimento ao cliente e da E-Millennium, especialista em omnichannel. As empresas participaram de um debate – mediado pela editora-chefe da Revista NOVAREJO, Camila Mendonça – sobre o tema no BR Week 2018.

Mindset

Para os executivos das varejistas e das fornecedoras, a chave está em alterar o modo de pensar dos funcionários. Uma transformação que não leva em conta a forma que os colaboradores pensam as mudanças é ineficiente. Carolina Galvão de Carvalho, head de marcas e-commerce da Arezzo, enxerga que a empresa, que tem 40 anos, tem mais dificuldade com as marcas mais antigas da empresa. Já as marcas novas, como a Ana Capri, são mais flexíveis.

Samuel Gonsales, CPO da E-Millennium, observa que as empresas têm dificuldades para acompanhar as mudanças do consumidor. “É duro, porque o dia inteiro você fica tentando mudar o mindset e à medida que você vai fazer essas mudanças, o consumidor continua mudando”.

Mudança na prática

Durante a discussão sobre a mudança de cultura das empresas, os executivos falaram sobre como convencer os dirigentes que se apegam às práticas tradicionais como única solução para o negócio. Rouman Ziemkiewicz, CSO/CMO da Mutant, destaca que o poder da experiência oomnichannel, “você precisa convencer o dono de que o cliente vai ter uma experiência no canal digital tão boa quanto no ponto físico”.

Fernando Fanizzi, Diretor de TI da Óticas Diniz, explica que é necessário dar um passo de cada vez. “O grande pulo é fazer algo pequeno e rápido. Estamos diante de tanta coisa nova que cria uma dúvida na cabeça dos dirigentes”. “Você montar um canal digital não quer dizer que você tem que esquecer o cliente do telefone”, completa Ziemkiewicz.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]