/
/
Das dívidas à solução: recuperação em debate

Das dívidas à solução: recuperação em debate

A solução para um Brasil desconfiado foi tema de debate em painel do Recover Money

“O país em débito com seus cidadãos: caminhos para restaurar a confiança na economia brasileira”. Foi esse o tema do primeiro debate do Recover Money, mediado por Jan Piotrowski, São Paulo bureau chief do The Economist Newspaper.

Questionado sobre os erros que levaram a economia do Brasil ao patamar em que está, Caio Megale, economista do banco Itaú, afirma que o país passou por duas fases. “Primeiro, tivemos um momento de abundância. O Brasil e a América Latina passaram por uma década de grande crescimento”, explica.

Nesse período, o país estava muito focado na demanda de consumo e era muito fácil obter crédito. O problema, porém, é que não houve cuidados com a oferta. Temas como infraestrutura e educação, por exemplo, foram ignorados. “Há alguns anos, o nível de emprego era alto”, acrescenta.

Diante dessa situação, portanto, os consumidores estavam satisfeitos. Os problemas econômicos, porém, surgiram e causaram dor para os consumidores. “Todos viraram credores”, aponta.

João Luiz Braga, sócio da XP Gestão, por sua vez, questionado sobre a expectativa de um possível impeachment e um eventual governo de Michel Temer, comenta que os empresários não estão esperando pelo desempenho do vice-presidente. “Ele precisa apenas fazer com que as apostas melhorem. Acho que a principal atitude é fazer o Brasil degringolar”, defende.

Luiz Antônio França, sócio-presidente da França Participações, apontou que está muito claro para todos que o consumo despencou – o mercado de roupas, imóveis, tudo diminuiu. “Para trocar o carro, por exemplo, o consumidor tem que estar confiante. Acho que pode mudar o comportamento primeiro em insumos básicos, depois os mais complexos”, sugere.

Nesse sentido, Luiz Rabi, economista-chefe da Serasa Experian, aponta que é perceptível que estamos vivendo um surto de inadimplência nos últimos tempos. “Encontramos pessoas tentando reduzir as dívidas, mas o aprofundamento da recessão dificultou esse processo. Isso gera desequilíbrios gravíssimos e, é claro, quem mais sofre é a classe baixa”, diz.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]