Os ânimos entre os empresários do comércio começam a melhorar quando o assunto é investir no próprio negócio. É isso que mostra pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que mede a disposição do setor em expandir. O índice apresentou aumento de 10,9% em junho, na comparação com maio.
Com isso, o indicador alcançou os 72,6 pontos. O indicador varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos a disposição para expandir é baixa. Apesar do aumento verificado no mês, em relação a 2015 essa disposição ainda é baixa: houve recuo de 8,2%.
Segundo a pesquisa, o índice encontra-se há 17 meses abaixo dos 100 pontos. Para a Federação, a alta de junho sugere que a melhora da confiança, que já vinha sendo captada por outros indicadores nos últimos meses, está se consolidando.
Esse sinal de retomada deve-se, principalmente, pelo aumento de 15,3% na expectativa de contratação de funcionários e pela alta de 5,1% do nível de investimento das empresas na comparação com maio.
O Nível de Investimento das Empresas cresceu 5,1% em relação a maio. Na comparação anual, porém, houve forte queda de 14%. Esse indicador sinaliza se o empresário está ou não disposto a investir em novas instalações ou equipamentos.
Para a Federação, dificilmente a retomada se dará no curtíssimo prazo. Porém, existe a possibilidade de que as projeções mais negativas possam ser revistas.