/
/
É oficial: diretor do DPDC confirma entrada do Facebook no Consumidor.gov.br

É oficial: diretor do DPDC confirma entrada do Facebook no Consumidor.gov.br

A Secretaria Nacional do Consumidor apresentou novas ações de proteção aos dados do consumidor durante audiência que contou com representantes do Facebook, WhatsApp e de autoridades reguladoras

Nesta quinta (27), durante a audiência pública na Câmara dos Deputados, o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Pedro Queiroz, confirmou que o Facebook vai ingressar na plataforma digital Consumidor.gov.br, em cumprimento a Portaria 12/2021, da Secretária Nacional do Consumidor (Senacon). Ontem, a Consumidor Moderno já havia antecipado a informação sobre a entrada da rede social na plataforma de conciliação do Governo Federal.

A decisão ocorreu após a aplicação de multa no valor de R$ 6,6 milhões aplicada pela Senacon contra o Facebook. A empresa é acusada de prática abusiva relacionada a ausência de informações claras e transparentes – tanto a respeito de sua política de privacidade, como a respeito de como o usuário poderia exercer o controle da sua privacidade.

Consumidor.gov.br é a plataforma de interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. Até o momento, 1036 empresas participam da plataforma, que já registrou mais de 4 milhões de reclamações. Destas, cerca de 80% são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias.

“Ações de educação ao consumidor”

Somente em 2021 foram instauradas mais de quarenta investigações relacionadas à proteção à privacidade dos consumidores e na economia digital como um todo.

Na audiência, além do Facebook, houve a presença de representantes do WhatsApp ,do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), do Banco Central, da Autoridade de Proteção de Dados (ANPD), do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O requerimento foi feito pelos deputados federais Celso Russomanno (Republicanos-SP) e Joice Hasselmann(PSL-SP).

Segundo o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC/Senacon), Pedro Queiroz, “a Senacon vem atuando para apurar os casos de vazamento que envolvem as plataformas digitais objetivando a proteção da privacidade do consumidor, de acordo com  o Marco Civil da Internet e o Código de Defesa do Consumidor. A Secretaria tem buscado também promover ações de educação ao consumidor, ações de monitoramento e investigações de infrações relacionadas ao tema”.


+ Notícias

Facebook será a primeira rede social a entrar no Consumidor.gov.br

Estudo inédito sugere novo fator de análise antitruste: os dados pessoais

Algoritmo gerador de texto pode ter o efeito contrário: o de desinformar

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]