Em plenos Jogos Olímpicos 2016, o Rio de Janeiro está fervendo, com gente do mundo inteiro para ver o evento esportivo. Outras cidades do país também serão palco de alguns jogos. Onde estão grandes eventos, há, claro, grandes multidões.
Muita gente junta, infelizmente, também atrai o interesse de golpistas. E o Brasil está com alta visibilidade, por causa dos jogos. De acordo com a PSafe, estamos, por isso, na mira de Hackers. Segundo pesquisa da Akamai Technologies, atualmente o País já é o segundo maior alvo de ciberataques no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Diariamente o app de segurança e performance mobile PSafe Total bloqueia mais de 500 mil páginas infectadas e mais de 130 mil ameaças de malwares, apenas no Brasil. “Durante grandes eventos, a visibilidade do País aumenta e esses números podem crescer significativamente, sendo necessário que o usuário tome medidas que garantam sua segurança virtual contra hackers”, afirma Marco DeMello, CEO da PSafe.
Para garantir que não ficará sem bateria ou terá seu celular invadido em meio a grandes eventos – quando as ameaças são ainda maiores –, é necessário adotar cuidados preventivos com a segurança, a bateria, o espaço na memória do celular e a privacidade dos arquivos. Com o objetivo de ajuda-lo nesta tarefa, a PSafe preparou um guia rápido e completo de segurança e performance, com dicas práticas e fáceis de serem aplicadas, de modo a possibilitar que o usuário aproveite o melhor do seu celular sem surpresas inesperadas.
1 – Não abra mão de ter um antivírus instalado em seu celular
Um cérebro biológico não é capaz de se defender de outro eletrônico. Enquanto nossa atenção está continuamente sendo dividida em vários assuntos, os vírus têm apenas uma meta: invadir o seu dispositivo. Por isso, mesmo que adote práticas seguras, como só baixar apps de fontes oficiais, por exemplo. Todo usuário de smartphone está exposto a pragas virtuais o tempo todo. A solução é ter um antivírus confiável instalado no seu smartphone.
2 – Aumente o desempenho do seu celular
Faça varreduras sempre que possível com seu antivírus e remova todos os arquivos desnecessários do seu smartphone. Essa limpeza deve incluir áudios e imagens do WhatsApp. Além disso, tenha um app com funções de otimização e economia de bateria. Desta maneira, é possível evitar que seu celular te deixe na mão.
3 – Reforce a segurança das suas imagens e aplicativos
Para não correr o risco das suas imagens caírem em mãos erradas em casos de perda ou roubo, proteja seus principais aplicativos e fotos com o uso de senha extras. O app PSafe Total, por exemplo, oferece as funções Galeria Secreta e Cofre para dobrar a segurança das suas informações.
4 – Guarde bem seu celular
Na hora de guardar o celular, priorize o bolso dianteiro e bolsas ou mochilas com zíperes. Desta maneira, o aparelho fica menos exposto e vulnerável a pessoas mal-intencionadas. Além disso, evite deixa-lo exposto na mesa ou balcão de bares, pois, além de perder, ainda há o risco de cair bebida ou comida sobre ele.
5 – Acesse sempre apps oficiais e lojas confiáveis na hora de fazer compras
O celular é um grande aliado para quem está na rua e precisa comprar uma passagem, ingresso ou qualquer outra coisa. Porém, é preciso ter alguns cuidados: acesse apenas apps oficiais e lojas confiáveis na hora de fornecer suas informações. Além disso, é imprescindível manter seu antivírus ativo para não cair em ciladas.
6 – Tome cuidado com as redes WiFi públicas
Quando utilizar redes WiFi públicas, evite acessar sites ou apps que peçam informações confidenciais, como número de cartão de crédito e CPF. Se for imprescindível, um bom antivírus é capaz de detectar o nível de qualidade e segurança da rede, antes de você acessar.
7 – Bloqueie o celular em caso de perda ou roubo
Se você acabou perdendo seu celular ou teve ele roubado, não esqueça de fazer o bloqueio imediato do aparelho. O app PSafe Total, por exemplo, disponibiliza a função Antifurto que permite ao usuário o acesso remoto do aparelho para deletar todos os dados, evitando o acesso às suas informações por desconhecidos. Outra maneira de bloquear o aparelho é informar seu código (IMEI) à operadora. Para descobrir qual é o número referente ao seu smartphone, basta discar *#06#.