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O que levar em consideração no momento de investir em franquias em shoppings

O que levar em consideração no momento de investir em franquias em shoppings

Especialistas dão dicas para investir no setor. É necessário escolher franquias com modelos de negócio estabelecidos para eliminar custos

Abrir uma franquia em um shopping pode ser uma boa opção de investimento. Fatores como localização, público consolidado, segurança, ambiente climatizado e conforto muitas vezes impactam na decisão dos empreendedores que apostam no ramo das franquias.

Tendo em vista o potencial deste setor, a Partage Shopping investe constantemente na abertura e expansão de franquias de todos os segmentos, oferecendo todo o suporte necessário aos franqueados. A empresa foi uma das expositoras na ABF 2019.

Julio Macedo, diretor de Gestão e Marketing da Partage Shopping, e Adriano Capobianco, diretor Comercial da empresa, dão dicas para quem pensa em investir numa franquia dentro de shopping centers:

Quais tipos de franquia são interessantes para serem abertas em shopping centers?
Adriano Capobianco: Aquelas que possuem uma sólida estrutura de negócio, que consiga fornecer a devida assistência e suporte ao franqueado, mas ao mesmo tempo está antenada para as mudanças e melhorias do mercado e produto. Para os investidores, deve-se observar uma franquia que tenha uma marca previamente reconhecida, um modelo de negócio estabelecido e uma operação relevante perante os consumidores.

Com isso, eliminam-se alguns custos e trabalhos envolvidos na tentativa de estabelecer e construir a marca da empresa. As franquias de entretenimento e lazer, eletrônicos e serviços têm crescido consideravelmente no varejo, devido à digitalização cada vez mais acessível para a população.

Você observou alguma demanda reprimida por modelos específicos de franquias em shoppings?
AC: Devido ao dinamismo do mercado e o momento volátil da economia nos últimos anos, algumas marcas perderam força, os produtos se tornaram “ultrapassados” e com isso houve uma diminuição no ritmo de expansão em alguns segmentos. Algumas marcas tiveram que se reinventar e outras acabaram fechando. Todo este cenário gerou uma lacuna de crescimento em alguns segmentos, especialmente moda feminina, calçados masculinos e serviços.

Você possui algum dado relativo ao número de franquias já abertas nos empreendimentos da rede e principais segmentos?
Julio Macedo: Neste ano, de janeiro a maio, houve um aumento de 10% das lojas de franquias nacionais contratadas na rede Partage em relação ao mesmo período do ano passado. Já em relação ao número total de lojas contratadas em 2019, 40% são lojas franquias/nacionais, o que mostra a relevância e representatividade do modelo de negócio franquias em todo o Brasil. Os principais segmentos contratados de franquias foram serviços, calçados e alimentação.

A Partage Shopping apresentará um novo modelo de negócio com foco em franquias ou algum plano de expansão de franquias que pretenda expor no evento?
JM: Temos um portfólio composto por nove shoppings, cada um com a sua particularidade e franquias de “desejo”. Como grupo, pactuamos com a abertura e expansão de franquias de todos os segmentos, desde que possam fornecer aos franqueados todo o suporte necessário. Porém, temos hoje uma grande demanda de franquias para os segmentos de restaurante, serviços, vestuários e calçados femininos.

LEIA TAMBÉM: Aliansce e Sonae Sierra anunciam fusão e criam maior gestora de shoppings do Brasil

franquias

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