Pesquisar
Close this search box.
/
/
Diagnósticos feitos por IA: O que isso muda na saúde

Diagnósticos feitos por IA: O que isso muda na saúde

Em entrevista exclusiva ao Consumidor Moderno, Dasa revela como a tecnologia auxilia em exames e documentações.

A tecnologia na saúde já tem um impacto extremamente positivo em diversas frentes: desde o refinamento na precisão dos diagnósticos feitos por IA, a automatização de processos burocráticos, como elaboração do histórico do paciente e até a otimização de procedimentos financeiros e de obtenção de insumos. 

Os algoritmos têm desempenhado um papel cada vez mais importante na medicina, ajudando no sucesso do desfecho clínico e na fluidez da jornada do paciente. 

Há dezenas de aplicações relevantes de IA dentro da Medicina, inclusive já implementadas no país, como algoritmos para detectar doenças cardiovasculares e cânceres.

A Dasa foi pioneira no uso de IA da saúde no Brasil, ainda em 2016, quando as maiores empresas de Medicina do mundo começaram a despertar para o tema. 

“Quando fui chamado para trabalhar com IA na Dasa, em 2017, o foco da área era radiologia. Mas logo caminhamos para usar a IA em toda a rede de diagnósticos e, posteriormente, em toda companhia, desde a área financeira até, posteriormente, em hospitais e oncologia”, afirma Felipe Kitamura, Diretor de Inovação Aplicada e Inteligência Artificial da Dasa. 

É importante frisar que a IA na Dasa é usada de maneira muito pragmática e aplicável: em qualquer projeto, são feitos testes e mensurações para checar o que pode ser aplicado em escala na rede em todo Brasil, gerando mais eficiência e contribuindo para a sustentabilidade do setor.

Diagnósticos feitos por IA já são realidade, otimizam tempo e melhoram eficácia    

A Dasa possui alguns cases emblemáticos em diagnóstico, utilizados em grande escala em toda a rede. São exemplos que tangibilizam o ganho de eficiência e valor que esse tipo de tecnologia pode gerar para o paciente, segundo Felipe Kitamura:

Algoritmos de NLP

A Dasa utiliza algoritmos de NLP (Processamento de Linguagem Natural) para identificar pacientes que estão em gap de cuidados e acionar o médico responsável, alertando para a necessidade de retomada de exames e procedimentos. 

São estabelecidas regras para análise de diversos laudos que identificam pelo menos 43 doenças em que não há dúvida da pertinência da próxima etapa do cuidado. Entre 6 e 10 mil laudos em todo o país são avaliados por dia.

Uma equipe de médicos é responsável pelo contato com o médico prescritor para alertá-lo sobre o achado e, caso necessário, o auxilia na navegação do paciente.

Quando um paciente que passou pela Dasa com um achado identificado por meio de NLP é alertado pelo seu médico, ele consegue dar o próximo passo no tratamento, em média, depois de 7 dias. 

Quando ele não é alertado, o tempo é de 17 dias. Isso faz toda diferença na eficácia e melhor desfecho clínico do tratamento.

Aceleração de exames de ressonância magnética 

O Projeto ACE utiliza um algoritmo de aprendizado profundo (deep learning) para reduzir os ruídos de imagem nos exames de ressonância magnética. 

“Com a inovação, houve diminuição em 40% no tempo de realização dos exames, gerando melhor experiência e conforto aos pacientes (menos tempo dentro do aparelho e mais fácil agendamento), possibilitando dar conta de uma demanda reprimida sem a necessidade de aquisição de mais aparelhos, o que contribui para a redução de custo e sustentabilidade do setor de saúde”, detalha o Diretor de Inovação Aplicada e Inteligência Artificial da Dasa. 

Hoje, esse algoritmo roda em 80 máquinas de ressonância magnética na rede Dasa.

Kardia 

O Kardia, produto da parceria com a startup Neomed, é o serviço de eletrocardiogramas realizados nos hospitais da Dasa que ficam armazenados em nuvem e são filtrados por algoritmos de inteligência artificial. 

Os que apresentam alterações no traçado são priorizados para o médico fazer o laudo, diminuindo o tempo de entrega de laudos para menos de 5 minutos.

O impacto nos custos e na experiência do cliente

A IA pode ter um impacto muito positivo para a sustentabilidade do setor de saúde. Quando se utiliza algoritmos para identificar doenças nos laudos e aciona o médico do paciente mais rapidamente, por exemplo, se encurta a jornada do cuidado e, consequentemente, o agravamento que uma doença como o câncer poderia ter. 

“Essa fluidez acelera o tratamento e impacta positivamente no desfecho clínico do paciente, evitando complicações e mais tempo de internação”, comenta Felipe Kitamura.

Além disso, a IA já funciona como uma ferramenta importante de gestão, governança e otimização de recursos. A Dasa tem cases de parcerias com startups que exemplificam como a inteligência artificial contribui com a eficiência da gestão. 

Um deles é com a Upflux, que utiliza algoritmos para a otimização do tempo de entrega dos resultados diagnósticos para diversos clientes, por meio da tecnologia conhecida por Process Mining. 

“O trabalho começou na anatomia patológica, utilizando a IA para promover a visibilidade e a identificação de pontos de melhoria de cada etapa do processo, desde o recebimento da amostra até a análise médica, reduzindo a variabilidade da jornada, aumentando a produtividade das equipes e minimizando o tempo total de atendimento”, completa o executivo.

Os principais pontos de atenção  

Felipe Kitamura conta que para a inteligência artificial ser aplicada em totalidade e em condições ideais é necessário verificar algumas questões frequentemente. 

“Temos que garantir que o algoritmo utilizado, seja qualquer for a área, não perca a acurácia ao longo do tempo, já que seu bom funcionamento depende da qualidade dos dados utilizados”, explica. 

Outro desafio elencado pelo profissional é a mudança de cultura de toda a cadeia de saúde, que precisa incorporar processos para que a IA opere em favor do paciente. 

“Por último, cito a necessidade de proteção integral dos dados utilizados pelos pacientes. Na Dasa, temos um time jurídico e de segurança da informação para garantir a privacidade de todas as informações, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, acrescenta. 

2024 vem com tudo     

A evolução da inteligência artificial ocorre de forma cada vez mais acelerada. Houve um grande marco de tecnologia no ano passado, que foi o lançamento para o grande público do ChatGPT, tangibilizando para o mundo as potencialidades da IA generativa. 

Já no segmento da saúde, a Dasa já comprovou que a inovação, além de auxiliar nos diagnósticos feitos por IA, tem grande utilidade ao: 

  • Estruturar dados médicos não-estruturados; 
  • Resumir o histórico clínico de pacientes; 
  • Documentar consultas.

“Para isso, basta o programa ouvir a conversa entre médico e paciente para fazer o texto da receita ou do resumo clínico da forma que o próprio médico faria, sempre com cuidado aos dados e à confidencialidade médico-paciente”, frisa Felipe Kitamura. 

“Todos esses exemplos reduzem o tempo do médico na frente do computador, que é apontado como um dos principais fatores de fadiga por esses profissionais. Além disso, amplia o tempo de contato do profissional com o paciente, contribuindo para uma Medicina mais humana”, finaliza.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]