Os resultados extraordinários do comércio eletrônico chinês não cessam. Dados do Kantar Worldpanel mostram que o e-commerce registrou alta de 12,4% entre 3 de novembro e 26 de janeiro, período que compreende o Dia dos Solteiros, a maior data do comércio da China.
O Dia dos Solteiros é comemorado na China no dia 11 de novembro, data chamada de double eleven (11/11), e movimentou a incrível soma de 25,3 bilhões de dólares em 2017. O volume de compras é 2,5 vezes maior que o total da Black Friday e da Cyber Monday juntas.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Só o faturamento do double eleven no e-commerce equivale ao PIB de Afeganistão ou Honduras.
Bens não duráveis
A compra de produtos com pouco valor agregado e de consumo rápido, os chamados FMCGS (Fast-Moving Consumer Goods) cresceram de maneira mais lenta, o que aponta para um impulsionamento da economia baseado muito mais em bens duráveis. Ainda assim, 42,6% das famílias chinesas que moram em áreas urbanas adquiriram FMCGS via internet.
Destaques do varejo alimentar
Os varejistas que se destacaram na comparação com outros líderes do setor de alimentos foram Vanguard e Younghui. A primeira aumentou sua base de compradores, alcançando uma participação de 7% no mercado.
Já a Younghui também teve um bom desempenho. O crescimento da companhia, tanto no Oriente quanto no Ocidente, impulsionou uma participação 0,5% superior no mercado em relação ao mesmo período do ano passado.
A Jd.com, segundo maior site de e-commerce da China, também teve destaque no período do levantamento. A empresa tinha uma participação de 6% no mercado no ano passado. A última pesquisa mostrou que a chinesa agora representa 8% do setor.
Leia também:
O chinês que encara a Amazon de cima para baixo