Pesquisar
Close this search box.
/
/
China e a experiência de consumo avançada

China e a experiência de consumo avançada

Estudo revela a maturidade do comercio eletrônico via mobile na China, além de uma consciência de consumo mais sustentável e voltada para a autenticidade das marcas

Retomando à série de conteúdos exclusivos extraídos do Relatório Comércio sem Fronteiras do PayPal de 2022 sobre comportamento e consumo em diversos países, agora vamos conhecer as características e preferências atuais dos consumidores da China.

Em comparação com outros mercados, a retomada da economia chinesa após a covid-19 foi gradual, segundo o estudo da PayPal. Já a confiança dos consumidores ainda está abaixo dos níveis antes da pandemia. O índice de confiança do consumidor está estabilizado em 155,1, um valor inferior ao observado na metade de 2021, segundo o relatório.

No entanto, a economia chinesa ainda é uma das líderes do comércio eletrônico e deve continuar a crescer ao longo da década. Embora as receitas anuais do comércio eletrônico sejam de quase US$ 2 trilhões, estima-se um crescimento de dois dígitos até 2024.

Conheça o Mundo do CX

China e o comércio de “Super-Apps”

De acordo com o relatório da PayPal, o comércio eletrônico chinês opera primordialmente por meio de “super-apps”, que integram compras, redes sociais, bancos e outras necessidades diárias. Eles também oferecem opções de compra interessantes, como vendas por livestream e realidade aumentada.

As empresas não precisam convencer os clientes da praticidade das compras on-line, uma vez que os padrões já estão estabelecidos. Em vez disso, elas devem olhar para os próximos estágios das compras on-line: desenvolver uma experiência de comércio móvel engajante e divertida que estimule o tráfego e, consequentemente, as receitas.

65% das compras em dispositivos móveis são feitas em aplicativos

Us$ 77% bi é o volume do mercado de revenda estimado até 2025

62% dos consumidores se preocupa com a origem dos produtos

Principais motivadores e tendências

Tecnologia – Os consumidores chineses estão abertos a experimentar novas formas de comprar. Embora outros mercados prefiram métodos mais tradicionais, 90% dos consumidores chineses relataram ter testado algo novo nos últimos três meses, como compras em aplicativos como Taobao, Douyin, JD, Pinduoduo entre outros. Essa mentalidade diminui as barreiras à entrada neste mercado, permitindo que novos players ajustem suas estratégias conforme necessário.

Comportamento e Cultura – As compras éticas estão se tornando uma grande prioridade no mercado chinês, segundo o relatório da PayPal. Na China 3 em cada 5 consumidores on-line entrevistados afirmaram que estão dispostos a pagar mais por marcas que fazem o bem para a sociedade. Parte do movimento rumo à sustentabilidade inclui a compra de itens usados. No mercado da moda, por exemplo, o “recomércio” deve ultrapassar a chamada “fast fashion” até 2028.

Expectativas dos clientes – Embora os consumidores chineses estejam abertos às compras internacionais, muitos se preocupam com a aquisição de produtos falsificados. Segundo análises do estudo da PayPal, para estabelecer a confiança no mercado chinês, é preciso garantir que os itens sejam rastreáveis e autênticos. Os consumidores chineses que usam PayPal o fazem pela maior segurança, proteção ao comprador e confiança, por exemplo.

Três principais características sobre consumo na China

Mobilidade – O comércio móvel domina os hábitos de compra em todas as categorias. Como 65% das transações do comércio móvel são realizadas por meio de aplicativos, os consumidores estão usando rotineiramente smartphones para adquirir itens básicos, como mantimentos, produtos para seus animais de estimação e serviços para manutenção do lar. Otimizar operações para o comércio móvel é a chave para transacionar com consumidores chineses.

O velho é novo de novo – A sustentabilidade está se tornando uma tendência dominante na decisão de compra dos chineses. No mundo da moda, o “recomércio” on-line deve ultrapassar as compras nas chamadas “fast fashion” na próxima década. Essa tendência de comprar itens usados representa uma mudança nos padrões de compra. Incorporar alternativas de recomércio aos modelos de compra existentes é claramente um ótimo argumento de vendas por lá.

Autenticidade – Na China, produtos falsificados são uma preocupação considerável entre os consumidores, especialmente nas compras internacionais. Segundo o relatório, as tendências de compras valorizam fortemente a ética, pois os consumidores buscam produtos com origem rastreável. Os fornecedores devem garantir que não apenas suas plataformas de comércio eletrônico sejam seguras, mas que os clientes chineses possam ter confiança sobre a origem e a autenticidade desses produtos.

Um comércio que aponta tendências

Uma coisa é fato nos dados do estudo da PayPal: consumidores chineses estão sempre dispostos a experimentar novidades.

Outro fato é que a China abre os caminhos no comércio móvel e o resto do mundo pode levar meses ou até mesmo anos para alcançá-la em maturidade.

Por lá, a preferência por compras em grupos para encontrar melhores ofertas e aplicativos baseados em redes sociais que integram várias partes da vida cotidiana em um só lugar já estão bem sedimentados. Além disso, há uma forte consciência sobre reuso e confiança nos valores de uma marca.

Ou se já, se você quiser ter uma ideia de como será o futuro sobre comportamento de consumo, preste atenção na China.


+ Notícias

Como é o comportamento de consumo dos canadenses? 

No Brasil, 63% das famílias precisaram reduzir gastos em virtude da pandemia

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]