A China, principal parceiro comercial do Brasil, vai investir cerca de R$ 27 bilhões em novos projetos no país, segundo anúncio feito pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, durante o Seminário Empresarial Brasil-China, realizado em Pequim.
Os investimentos chineses, que recentemente inauguraram a primeira rede 10G do mundo, abrangem uma série de setores estratégicos, como energia limpa, mobilidade elétrica, tecnologia, mineração, alimentos e fármacos, além de abrir portas para maior presença de produtos brasileiros no mercado chinês.
Entre os destaques, estão os R$ 6 bilhões da montadora Great Wall Motors (GWM) para expandir suas operações no Brasil e os R$ 5 bilhões da plataforma de delivery Meituan, que pretende estrear no país com o aplicativo Keeta, gerando até 4 mil empregos diretos e 100 mil indiretos.
No setor energético, a estatal CGN planeja investir R$ 3 bilhões na criação de um hub de energia renovável (solar e eólica) no Piauí, enquanto a Envision projeta aplicar até R$ 10 bilhões em dois empreendimentos: um parque industrial “net-zero”, o primeiro da América Latina, e uma estrutura voltada para a produção de SAF (combustível sustentável de aviação), hidrogênio verde e amônia verde.
O setor alimentício também ganha impulso com a chegada da rede chinesa de bebidas e sorvetes Mixue, que aportará R$ 3,2 bilhões para iniciar operações no Brasil e estima gerar 25 mil empregos até 2030.
Na área de mineração, o grupo Baiyin Nonferrous anunciou a compra da mina de cobre Serrote, em Alagoas, por R$ 2,4 bilhões. Já no setor de mobilidade elétrica, a DiDi, controladora da 99, pretende expandir sua atuação em delivery e instalar 10 mil pontos públicos de recarga para veículos elétricos no país.
A indústria de semicondutores também será beneficiada com R$ 650 milhões da Longsys para ampliar a capacidade produtiva de fábricas em São Paulo e no Amazonas. Além disso, a brasileira Nortec Química firmou parceria com as chinesas Acebright, Aurisco e Goto Biopharm para construir uma plataforma industrial de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs), com aporte de R$ 350 milhões.
Além dos investimentos diretos, a ApexBrasil também anunciou parcerias para a promoção de produtos brasileiros na China. Entre elas estão ações com a rede Lickin Coffee (para divulgar o café brasileiro), com a Huaxia Film (para promover o cinema nacional) e com a rede varejista Hotmaxx (para ampliar a presença de produtos brasileiros nas prateleiras chinesas).
O pacote de investimentos está sendo divulgado durante o Seminário Empresarial Brasil-China, por Viana e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na capital chinesa.