Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dia do consumidor: oportunidades e estratégias para o varejo

Dia do consumidor: oportunidades e estratégias para o varejo

O aumento das vendas nos e-commerces D2C tiveram um aumento de 21% de faturamento no ano anterior. Por outro lado, o varejo físico aumenta a contratação da mão de obra para atender a demanda

O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, se tornou uma data muito aguardada por todos que almejam algum benefício, desconto ou vantagens nas compras. Para se ter uma ideia do impacto da data, entre 12 a 15 de março de 2023, os e-commerces de PMEs tiveram um aumento de 31% no faturamento durante o período, atingindo R$ 37,4 milhões em vendas e promoções. Dados de e-commerces D2C (Direct to Consumer) destacam aumento de 21% do faturamento, sendo 13 mil pedidos realizados só no dia 15 de março, também no mesmo ano, segundo a Infracommerce, especialista em full commerce na América Latina.

Para este ano, o interesse na data aumentou 96% em relação a 2021, segundo o Google Trends que faz a análise e acompanha a popularidade de certas palavras buscadas na ferramenta. Com isso, uma das estratégias mais utilizadas pelos empreendedores de todo o Brasil para impulsionar as vendas da loja virtual durante a data é oferecer frete grátis para os consumidores, promoções, ofertas e cashback.

Helena Costa, Diretora de E-commerce da Infracommerce, avalia a data como relevante principalmente para o varejo, mas destaca a importância de que, além de descontos e promoções, é preciso proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente “O 15 de março tem ganhado relevância crescente no comércio ao longo dos anos, especialmente no setor de varejo. É uma data que pode gerar muitas oportunidades de fidelizar novos e antigos, mas é fundamental garantir excelente atendimento, a entrega no prazo e o ‘overdelivery’. O apelo do varejo digital é muito assertivo, pois as campanhas falam diretamente ao consumidor”, explica Helena Costa.

Oportunidade para vagas no varejo

Não é só no e-commerce que os números são expressivos. Durante a Semana do Consumidor, é notável o destaque das vagas no segmento de varejo, refletindo o aumento do consumo e a demanda por profissionais qualificados. A Catho viu um aumento expressivo na quantidade de vagas disponíveis para Auxiliar de Loja, Vendedor de Lojas e Gerente de Lojas, com incrementos de até 630%, indicando uma recuperação e expansão robustas desses setores, comparando os meses de janeiro e fevereiro de 2024 com 2023.

Com isso em mente, a empresa oferece promoções, com descontos de até R$ 90,00, projetados para aumentar significativamente a visibilidade dos candidatos perante os recrutadores. Fabio Maeda, Diretor da Unidade de Candidatos da Catho, enfatiza que a Semana do Consumidor é uma janela de oportunidade para profissionais de todos os setores “Esta iniciativa da Catho visa não apenas destacar a importância do varejo e vendas durante a Semana do Consumidor, mas também abrir caminho para que profissionais de todas as áreas possam encontrar novas oportunidades de emprego, além de ser uma iniciativa que vai beneficiar os recrutadores que enfrentam dificuldades para encontrar o candidato ideal para uma vaga. Estamos comprometidos em ajudar os profissionais brasileiros a encontrar seu lugar no mercado de trabalho, independentemente de sua área de atuação”, afirma Fabio Maeda.

Estratégias para impulsionar as vendas

E para aproveitar ao máximo essa data especial para os consumidores, a especialista Helena Costa, Diretora de E-commerce da Infracommerce, traz dicas e estratégias que vão impulsionar as vendas.

Helena Costa

Previsão de demanda e abastecimento: tenha alguma ferramenta de Business Analytics para auxiliar na previsão da demanda de produtos que terão saída no Dia do Consumidor e, assim, garantir o abastecimento da sua loja online. São os dados embasando a sua tomada de decisão.

Controle de estoque e logística eficiente: conte com uma robusta estrutura logística, com Centros de Distribuição espalhados pelo país. Com isso, sua empresa amplia o alcance da sua marca e reduz custos logísticos, o que impacta diretamente o consumidor com valores de frete menores e prazos de entrega mais rápidos.

Variedade de meios de pagamento e segurança: a oferta das principais formas de pagamento digital e a segurança do e-commerce são essenciais para a experiência do cliente. Portanto, implemente as melhores soluções de pagamento e crédito na sua loja online para não perder vendas.

Experiência de compra com tecnologias em alta: tecnologia, plataformas de vendas e recursos de omnichannel são fundamentais. Tudo para uma jornada de compra mais fluida, conveniente e personalizada para cada perfil de cliente.

Divulgação da campanha para público direcionado: Dia, Semana ou Mês do Consumidor com promoções especiais, cupons de desconto ou vantagens exclusivas para vender mais. Elabore um planejamento, faça a gestão e a sua divulgação completa. Vale o esforço digital, sendo mais prático e mais acessível de implementar.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]