O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, se tornou uma data muito aguardada por todos que almejam algum benefício, desconto ou vantagens nas compras. Para se ter uma ideia do impacto da data, entre 12 a 15 de março de 2023, os e-commerces de PMEs tiveram um aumento de 31% no faturamento durante o período, atingindo R$ 37,4 milhões em vendas e promoções. Dados de e-commerces D2C (Direct to Consumer) destacam aumento de 21% do faturamento, sendo 13 mil pedidos realizados só no dia 15 de março, também no mesmo ano, segundo a Infracommerce, especialista em full commerce na América Latina.
Para este ano, o interesse na data aumentou 96% em relação a 2021, segundo o Google Trends que faz a análise e acompanha a popularidade de certas palavras buscadas na ferramenta. Com isso, uma das estratégias mais utilizadas pelos empreendedores de todo o Brasil para impulsionar as vendas da loja virtual durante a data é oferecer frete grátis para os consumidores, promoções, ofertas e cashback.
Helena Costa, Diretora de E-commerce da Infracommerce, avalia a data como relevante principalmente para o varejo, mas destaca a importância de que, além de descontos e promoções, é preciso proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente “O 15 de março tem ganhado relevância crescente no comércio ao longo dos anos, especialmente no setor de varejo. É uma data que pode gerar muitas oportunidades de fidelizar novos e antigos, mas é fundamental garantir excelente atendimento, a entrega no prazo e o ‘overdelivery’. O apelo do varejo digital é muito assertivo, pois as campanhas falam diretamente ao consumidor”, explica Helena Costa.
Oportunidade para vagas no varejo
Não é só no e-commerce que os números são expressivos. Durante a Semana do Consumidor, é notável o destaque das vagas no segmento de varejo, refletindo o aumento do consumo e a demanda por profissionais qualificados. A Catho viu um aumento expressivo na quantidade de vagas disponíveis para Auxiliar de Loja, Vendedor de Lojas e Gerente de Lojas, com incrementos de até 630%, indicando uma recuperação e expansão robustas desses setores, comparando os meses de janeiro e fevereiro de 2024 com 2023.
Com isso em mente, a empresa oferece promoções, com descontos de até R$ 90,00, projetados para aumentar significativamente a visibilidade dos candidatos perante os recrutadores. Fabio Maeda, Diretor da Unidade de Candidatos da Catho, enfatiza que a Semana do Consumidor é uma janela de oportunidade para profissionais de todos os setores “Esta iniciativa da Catho visa não apenas destacar a importância do varejo e vendas durante a Semana do Consumidor, mas também abrir caminho para que profissionais de todas as áreas possam encontrar novas oportunidades de emprego, além de ser uma iniciativa que vai beneficiar os recrutadores que enfrentam dificuldades para encontrar o candidato ideal para uma vaga. Estamos comprometidos em ajudar os profissionais brasileiros a encontrar seu lugar no mercado de trabalho, independentemente de sua área de atuação”, afirma Fabio Maeda.
Estratégias para impulsionar as vendas
E para aproveitar ao máximo essa data especial para os consumidores, a especialista Helena Costa, Diretora de E-commerce da Infracommerce, traz dicas e estratégias que vão impulsionar as vendas.
Previsão de demanda e abastecimento: tenha alguma ferramenta de Business Analytics para auxiliar na previsão da demanda de produtos que terão saída no Dia do Consumidor e, assim, garantir o abastecimento da sua loja online. São os dados embasando a sua tomada de decisão.
Controle de estoque e logística eficiente: conte com uma robusta estrutura logística, com Centros de Distribuição espalhados pelo país. Com isso, sua empresa amplia o alcance da sua marca e reduz custos logísticos, o que impacta diretamente o consumidor com valores de frete menores e prazos de entrega mais rápidos.
Variedade de meios de pagamento e segurança: a oferta das principais formas de pagamento digital e a segurança do e-commerce são essenciais para a experiência do cliente. Portanto, implemente as melhores soluções de pagamento e crédito na sua loja online para não perder vendas.
Experiência de compra com tecnologias em alta: tecnologia, plataformas de vendas e recursos de omnichannel são fundamentais. Tudo para uma jornada de compra mais fluida, conveniente e personalizada para cada perfil de cliente.
Divulgação da campanha para público direcionado: Dia, Semana ou Mês do Consumidor com promoções especiais, cupons de desconto ou vantagens exclusivas para vender mais. Elabore um planejamento, faça a gestão e a sua divulgação completa. Vale o esforço digital, sendo mais prático e mais acessível de implementar.