/
/
Dez anos em dois

Dez anos em dois

Alberto Serrentino fala sobre reação do setor à crise e por que a geração de experiência é crucial

Desde o final de 2012, estava claro que o ciclo do boom estava se esgotando, e que a dinâmica econômica do país mudaria, pelo menos para Alberto Serrentino, fundador da boutique de estratégia de varejo Varese Retail.

?É óbvio que ninguém poderia prever um cenário tão ruim como foi o ano passado e está sendo esse. Mas isso tem muito mais a ver com erros de política econômica e um calendário eleitoral que levou postergação de medidas importantes que até hoje não foram tomadas?, comenta o consultor com base em mais de 20 anos de experiência em varejo e consumo, e mais de 100 projetos que liderou para empresas brasileiras e internacionais.

Leia também:
A maldição das 100 lojas 

Segundo Serrentino, que também é um dos palestrantes do BR Week 2016, congresso que debate os principais temas que impactam o varejo brasileiro, mesmo que essa derrocada do ano passado e desse ano não tivesse ocorrido, o processo de desaceleração e aterrissagem estava muito nítido, e que não teríamos mais aquela capacidade do varejo e do Brasil continuar crescendo em cima de crédito, aumento de renda e consumo. ?O país tem que encontrar uma outra dinâmica em cima de investimento e outras locomotivas econômicas, o que faz o nível de competição aumentar. Agora as empresas precisam de uma agenda de eficiência e produtividade somada à agenda de crescimento seja fundamental?, observa o executivo.

Para ele, ?está difícil enxergar a luz no fim do túnel porque há muita turbulência?, mas o momento vai passar. ?Muitas das empresas de hoje foram criadas e desenvolvidas em períodos difíceis ou enfrentando crises. Quem acredita no potencial de longo prazo do Brasil e nas oportunidades que o mercado oferece tem que conseguir olhar para o longo prazo com otimismo, pois é isso que mantém a liderança e a capacidade das empresas de se perpetuarem?, comenta o especialista.

Leia também:
Hora de ir às compras 

Legado da crise
?Vai ser duro para algumas empresas, talvez algumas não aguentem, enquanto outras encolherão. Contudo, aquelas que passarem por isso sairão melhores, mais leves, mais eficientes, e no momento de voltar a crescer retomarão o crescimento com maior saúde e de maneira mais equilibrada?, aposta Serrentino.

De acordo com o consultor, o legado dessa crise é positivo, pois há um ?enxugamento? em curso nas empresas, um salto de eficiência e produtividade que deverá torná-las mais leves e produtivas para um crescimento mais sustentável. ?Essa agenda de curto prazo está levando as empresas a tomarem decisões difíceis sem pestanejar, e isso é muito bom. Porque durante a década de boom a gente acumulou muita gordura, e as empresas toleraram muita ineficiência: lojas deficitárias, produtos não lucrativos, pessoas não produtivas, e tudo isso agora está sendo arrumado de maneira muito enérgica e rápida ? as empresas estão fazendo em dois anos o que não fariam em 10?, salienta o consultor.

Virtualização do varejo e geração de experiência
A participação do comércio digital ainda é muito pequena, embora o segmento tenha mais relevância em algumas categorias, como eletrônicos, destaca Serrentino. Para o especialista essa participação acaba influenciando as negociações e pressionando margens e tende a crescer ainda mais.

?A trajetória de aumento de participação do digital no varejo como um todo é irreversível e desigual entre setores. Portanto, as empresas terão que acompanhar essa evolução de perto e saber como o digital se incorpora a sua estratégia de negócio?, observa o consultor. Para ele tratar o digital como canal independente é uma forma de fazer o negócio ganhar escala mais rápido, embora o foco neste canal se torna um limitador com o tempo.

?Depois de percorrem essa curva de maturidade, as empresas acabam tendo que endereçar a questão da integração de canais. O grande desafio é parar de focar canal e passar a focar o cliente, ou seja, trabalhar a marca como um gerador de experiência que tem que usar de forma sinérgica canais físicos e digitais?, acrescenta.

Lojas físicas: aumento de carga promocional
Diante do ambiente mais conservador e cauteloso de consumo e da crescente participação do e-commerce, quais táticas podem de fato alavancar as vendas em lojas físicas? Serrentino recomenda uma maior frequência e intensidade promocional.?A carga promocional nos negócios tem que crescer: é necessário proporcionar muito senso de oportunidade para as pessoas. Isso significa ter calendários promocionais mais frequentes, criar mais eventos e balancear a comunicação?, destaca.

Para o especialista, embora as empresas não devam descuidar da construção da marca, o momento exige que o pêndulo pese um pouco mais para a comunicação de curto prazo, promocional e orientada à venda do que a comunicação institucional. ?É preciso trabalhar as duas, porém pender um pouco mais para o curto prazo. O digital continua sendo um desafio e uma grande oportunidade, porque a despeito do cenário, se você olhar o desempenho do varejo como um todo e o do varejo digital você vai ver que o digital está menos pior e continua ganhando share.?

Serviço BRWeek
O que: Congresso que debate os principais temas que impactam o varejo brasileiro.
Tema de 2016: “Varejo Orientado a Resultados”
Quando: 27 a 30 de junho
Onde: Hotel Transamérica, São Paulo
Mais informações: www.brweek.com.br ou pelo telefone 55 11 3125-2215

Leia também:
?Inovação é ponto forte?, diz CEO do Giraffas 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]