Pesquisar
Close this search box.
/
/
Devedor, Acomodado, Poupador ou Investidor: qual deles é você?

Devedor, Acomodado, Poupador ou Investidor: qual deles é você?

Faça o teste e descubra seu perfil financeiro. Depois, confira dicas para cada tipo de pessoa

Segundo a empresa de análises e informações Serasa Experian, o ano de 2016 começou com 59 milhões de endividados no Brasil. O estudo mostrou um recorde de inadimplência no país desde 2012, quando os dados começaram a ser calculados. O cenário de crise piora ainda mais essa situação.

Educador financeiro e fundador da plataforma digital Trovó Academy, Robinson Trovó explica que existem quatro perfis de pessoas quando se trata de finanças: Devedor, Acomodado, Poupador e Investidor.

Para saber qual é o seu tipo, Trovó criou um teste que permite às pessoas entenderem em qual situação estão. Além disso, ele comenta cada perfil, com dicas quando necessário. Confira.

Teste: Quem é você nas finanças?

1-O seu salário:

a) É insuficiente para pagar todas as contas
b) É suficiente apenas para pagar as contas
c) Paga as contas e permite que sobre algum dinheiro no fim do mês
d) É apenas parte da renda, já que possui renda de investimentos (CDB, imóveis, ações etc)

2-Quando surge um gasto inesperado (como comprar remédios para uma doença ou um o conserto do carro no mecânico, por exemplo), você:

a) Procura um empréstimo ou crédito para pagar, e assim cria uma (nova) dívida no banco
b) Precisa reduzir outros gastos supérfluos, como cerveja com os amigos, cafezinho e roupas, para poder pagar
c) Consegue utilizar algum dinheiro da reserva para pagar
d) Geralmente não sente falta, já que sempre sobra algum dinheiro do salário ou investimento

3-Para gastos mais caros, como a aquisição de um carro novo, uma reforma na casa ou comprar uma geladeira, você:

a) Financia no máximo possível de prestações e nem pensa no assunto
b) Financia e passa a se planejar para economizar
c) Se planeja financeiramente para comprar à vista
d) Utiliza a renda de algum investimento para fazer a aquisição

4-Quando você ganha um dinheiro extra, como um bônus da empresa ou um prêmio, você usa o dinheiro para:

a) Pagar as dívidas
b) Comprar algo que deseja muito
c) Gastar uma parte e economizar outra
d) Investir em algum fundo ou ações

5-Para você, economizar 10% do salário:

a) É impossível
b) É muito difícil, pois precisaria parar de fazer algumas compras
c) É algo que sempre faz e coloca na poupança
d) É o valor mínimo utilizado para investir

Pontuação:

Para calcular, basta somar a pontuação de cada resposta.
a) 1 ponto
b) 2 pontos
c) 3 pontos
d) 4 pontos

Resultados:

5 a 9 pontos: Devedor
Segundo Robinson Trovó, o perfil Devedor precisa de muita disciplina financeira para sair desta situação. O caminho das pedras é apresentado sem rodeios pelo educador financeiro. “Reduza ao máximo os seus gastos variáveis, como o cafezinho e o cinema, e passe a fazer a regra 70-20-10”, conta. Segundo Trovó, a regra 70-20-10 consiste em gastar 70% do salário para pagar as contas, 20% para pagar o parcelamento da dívida, e 10% para investir. O objetivo é que, com os 10% bem investidos, um dia a dívida será quitada e o dinheiro investido passe a ser fonte de renda. Trovó também indica que as dívidas sejam acumuladas em uma só. “Quite as dívidas do cartão de crédito e outras que tenham juros muito altos, e tenha uma única parcela a ser paga para uma única instituição financeira, com os menores juros possíveis”.

10 a 13 pontos: Acomodado
O educador financeiro ensina que o perfil Acomodado está próximo de ter um problema. “Quem não está endividado mas gasta tudo o que ganha, cedo ou tarde vai acumular alguma dívida”, alerta Trovó, lembrando que gastos extras ou problemas repentinos podem levar a alguma dívida. “É preciso começar a ter disciplina para economizar, e então passar a investir”, conta.

14 a 17 pontos: Poupador
Quem sabe poupar o dinheiro está no caminho ideal para conquistar a independência financeira absoluta. Trovó explica que o grande erro do poupador brasileiro é colocar o dinheiro na conta poupança. “Os rendimentos da conta poupança são menores que a inflação, e isso faz com que as pessoas percam dinheiro em longo prazo”, alerta. Por isso, o próximo passo que precisa ser dado por quem consegue guardar o que ganha é conhecer mais sobre os investimentos ideais para o valor que pode ser investido.

18 a 20: Investidor
O perfil de investidor é ideal para conquistar uma renda independente do trabalho. “Quem tem esse perfil merece os parabéns. Apenas aconselho a manter a disciplina nos investimentos e estudar cada vez mais sobre o assunto”, explica Trovó.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]