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Design & Experiência – Porque inovar é…

Design & Experiência – Porque inovar é…

Design Thinking pode beneficiar qualquer empresa, basta deslocar o olhar do cenário convencional para conduzir a descobertas inesperadas e inovadoras. Para muitos especialistas, o design thinking representa hoje, no mercado, o que os MBAs representaram no início dos anos 2000, mudando o processo de criação, se preocupando em manter coerência entre ?o que se pensa ser? e ?o como se é percebido?, por meio da comunicação, dos produtos e dos serviços. Regra básica: saia dos escritórios e vá para a rua entender a visão do consumidor! Veja, a seguir, exemplos de sucesso:

CAR2GO

Usando carros de forma inteligente, a Car2Go redefiniu a mobilidade urbana. Por quê? Se você mora na cidade, você também pode mover-se em transporte público sem ter de procurar por vagas de estacionamento. Mas se você precisa de um carro, você pode encontrar e eles estão sempre disponíveis e podem ser utilizados sem locais fixos.

Graças aos seus preços flexíveis, a Car2Go é a melhor maneira de comparti lhar um carro. A ideia foi revolucionária e foi a chave para o sucesso. A Mercedes-Benz entendeu que muitas vezes o consumidor não quer simplesmente comprar um carro. Então, resolveu locar seu Smart de forma extremamente inteligente. Por meio de um aplicati vo para celulares, pode-se localizar em que rua se encontra o automóvel a ser alugado, reservá-lo por meia hora, digitar o código de usuário na porta, e a chave estará no contato.

Você é recebido por meio de uma gravação, dizendo seu nome e desejando-lhe bom dia. Paga-se por hora, debitado automati camente no cartão de crédito, e quem encher o tanque gratuitamente em qualquer posto, ganha horas de uso. E pode parar em áreas restritas, onde carros parti culares não param, sem nenhum custo. Para a decepção dos taxistas. Para desfrutar do Car2Go, basta se cadastrar e as reservas acontecem pelo site, Google Maps ou ainda por aplicati vo. Hoje, a Car2Go atua em cidades da Europa e dos Estados Unidos.

HAVAIANAS

Com poucas e simples linhas de produtos, a marca conseguiu afastar a crise dos anos 90 e atravessar os anos 2000 como uma marca de sucesso no mundo todo, com suas sandálias vendendo mais de 160 milhões de pares ao ano e calçando os pés de grandes celebridades. Hoje as clássicas Havaianas existem em mais de cem versões diferentes. Para manter a posição de sucesso, a marca buscou ao longo dos últi mos anos ampliar suas linhas de produtos, apostando não apenas nas sandálias, mas também em calçados fechados, bolsas, toalhas e chaveiros vendidos principalmente no exterior.

Para o lançamento específico das bolsas, a marca apostou no design thinking. O objeti vo era criar uma linha de bolsas que manti vesse o conceito de brasilidade e espírito descontraído e alegre das sandálias. O primeiro passo foi capturar a essência da marca, compreendendo sua forte conexão com a identidade brasileira. Para isso, investiu em uma pesquisa com pessoas de todas as partes do País e identificou como semelhanças entre elas o espírito vibrante e a apreciação pela simplicidade, autenticidade, diversão, alegria e conforto físico.

O resultado final foi uma linha com sete modelos feitos da mesma borracha dos chinelos. O lançamento ocorreu durante o São Paulo Fashion Week de 2008 e o mercado brasileiro foi o primeiro a ter acesso ao produto. No ano seguinte, conquistaram também os mercados internacionais, principalmente Estados Unidos e França. Em 2013, a marca manteve sua rota de inovação lançando capas para iPads e iPhones.

MOLESKINE

A Moleskine, tradicionalíssima marca de cadernos de anotações, está extremamente ligada a viagens e experiências memoráveis. Foi desenvolvida uma linha de produtos; de mochilas, como a mycloud, a blocos de notas com guias de viagens, espaço para desenhos e anotações e cases para diversos produtos e gadgets em trânsito. Uma loja monomarca, decorada com mapas do local, foi desenvolvida para estar, prioritariamente, em aeroportos e estações de trem na Europa. Para a alegria do viajante antenado.

Olhando mais de perto o design thinking por meio do myCloud Mochila, em que cada detalhe foi projetado especificamente para tornar a vida mais fácil para o nômade urbano, estão quatro formas de se manter organizado em movimento. A forma típica de usar a mochila myCloud é nas costas, usando a alça peitoral para conforto extra. Mas designers adicionaram uma rede para prender a mochila nas alças de bagagens, para que ela possa ser puxada.

Ela também pode ser transformada em uma bolsa a tiracolo, escondendo as alças no compartimento com zíper e ajustando a alça do ombro para o comprimento necessário, enquanto a alça almofadada permite que você mova as coisas rapidamente de uma estação de trabalho para outra. O tempo é precioso e a mochila myCloud o ajuda a economizá-lo com alguns detalhes de design inteligente. A cor do revestimento interno foi especialmente selecionada para clarear o interior, tornando os vários compartimentos mais visíveis para ser mais fácil encontrar coisas quando você está com pressa. Os ilhoses de metal e o gancho tipo mosquetão são os locais ideais para pendurar chaves, USBs e cartões de viagem.

A série myCloud Bags é uma coleção inspirada pela nuvem digital e feita para o mundo em movimento. Defi nindo pelo que é colocado lá dentro ? suas coisas e sua personalidade. Você pode personalizar a etiqueta de bagagem e criar seu próprio perfil conectando-se a: moleskine.com/myanalogcloud, para imprimir e levar com você, aonde quer que você vá.

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