/
/
Desenhada para o consumidor

Desenhada para o consumidor

A Fast Shop mostra que o ponto de venda é desenhado para atender passos importantes da jornada de experiência do cliente

A loja da Fast Shop, no Shopping Market Place, em São Paulo, não passa despercebida. A loja é a sétima da marca, que já tem mais de 100 em todo o País, e está no top 20 das que têm a melhor performance da rede. Branca, com vitrine clean, ampla. Poucos sabem, porém, que cada detalhe foi concebido pensando na jornada do consumidor. A começar pela vitrine: um espaço clean, com bastante amplitude e que faz com que o olhar do consumidor se fixe nos poucos produtos, escolhidos a dedo.

Ali, a marca comunica se eles fazem parte de alguma campanha e criam curiosidade. “70% de todos os clientes novos, conhecem a marca passeando pelo shopping. Se interessaram pela vitrine, entram e compram”, revela Gustavo Carrasco, gerente de Customer Experience da marca, que conduziu a visita dos congressistas pela loja durante o último dia de BR Week, maior congresso de varejo do País.

Quando o cliente entra, vem a abordagem do cliente, que é recebido com boas vindas. A área de entrada é ampla e permite ao consumidor enxergar todo o ponto de venda, que traz equipamentos móveis logo na entrada, utensílios domésticos e acessórios ao fundo, linha branca de um lado e linha marrom de outro. Após as boas vindas, o consumidor tem a liberdade de andar pela loja sem ser percebido. “O cliente percebe que vai ser atendido em breve, se for necessário. Essa é a primeira onda de impacto: o cliente se direciona a uma das bancadas e quando ele olha pra trás após interagir com um produto, alguém deve estar pronto para atendê-lo na hora”, afirma Carrasco.

Na abordagem, o vendedor precisa sentir as necessidades dos clientes. E isso é feito por meio de conversas informais, sem roteiro pronto. “É um trabalho forte de sondagem, as vendas vem daí. As perguntas da abordagem são diferentes, não são padrão. Cada vendedor tem suas perguntas matadoras. E daí entra o conhecimento técnico. Trabalhamos com marketing de sensações”, conta Carrasco.

A loja aposta no que chama de escapismo – colocar o cliente em contato com os produtos da forma mais real possível. Para isso, boa parte dos produtos de linha branca está ligado na loja, além dos utensílios. A ideia é que consumidor veja como o produto funciona de fato. “Essa experimentação é importante para que os consumidores tirem todas as dúvidas. O que dá para dizer é que existe uma conversão maior nas lojas que têm os produtos ligados”, diz Carrasco.

Na parte da linha marrom, há praticamente uma TV para cada espaço onde o cliente fica sentado testando cada funcionalidade do aparelho. “A percepção do cliente que vem focado em preço começa a se reverter com a experiência”, diz o executivo. “A Fast aposta no conceito de oferta de serviços completos, para agregar ao valor e se diferenciar da concorrência, porque os produtos são commodities, mas nossos serviços são diferenciados”, diz.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]