Pesquisar
Close this search box.
/
/
Descubra qual é a percepção de qualidade de vida do colaborador brasileiro

Descubra qual é a percepção de qualidade de vida do colaborador brasileiro

Sodexo apresenta dados inéditos do Índice de Qualidade de Vida. O indicador será calculado a partir deste ano. Confira os primeiros resultados

A existência do setor de Benefícios já mostra que, entre as empresas, há algo que durante muito tempo não foi comum: o interesse pela qualidade de vida dos funcionários. Contudo, esse complexo tema passou a fazer parte do cotidiano das companhias a partir do momento em que o colaborador decidiu ser mais do que um mero trabalhador: ele também quer ser humano empoderado – e tratado como tal.
Mas é inegável que qualidade de vida é uma questão que pode ter muitas interpretações. Como saber se um colaborador tem ou não qualidade de vida? Mais do que isso, como é possível saber qual é a percepção dos funcionários sobre a situação em que vivem? A Sodexo se interessou por esse tema e, durante muitos anos, trabalhou na construção de dimensões capazes de englobar os fatores relevantes para a qualidade de vida do colaborador.
Esse tema foi discutido pela empresa no XVI Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, que aconteceu no Sírio Libanês, em São Paulo. Na ocasião, Fernando Cosenza, diretor de Sustentabilidade da Sodexo Benefícios e Incentivos no Brasil, apresentou as dimensões em questão: interação social; ambiente físico; facilidade e eficiência; crescimento pessoal; reconhecimento; saúde e bem-estar.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
A partir dessas dimensões, a empresa desenvolveu o Índice de Qualidade de Vida, que começou a ser apurado neste ano. A partir de um questionário online, são feitas perguntas relacionadas às dimensões. A ideia, de acordo com Cosenza, é que esse índice seja calculado por tempo indeterminado, construindo uma série histórica. No próximo ano, por exemplo, já será possível fazer comparações entre trimestres e anos.
No trimestre compreendido pelos meses de fevereiro, março e abril de 2017, a Sodexo identificou, então, um índice geral de 5,83 – o máximo é 10. A partir dos dados, a empresa percebeu que os homens, de 35 a 54 anos, são quem mais percebe a vida de forma positiva. Por outro lado, quando é feita uma análise sobre aqueles que tem uma percepção ruim sobre a qualidade de vida, quem se sobressai é o público de 25 a 34 anos, tanto feminino quanto masculino.
Questionado sobre os motivos que levam a essa situação, o executivo comenta que “o público que tem entre 25 e 34 anos pode estar procurando emprego e não encontrando vagas”. De fato, como Cosenza afirma, o Brasil chegou a um patamar de desemprego preocupante – e isso pode desanimar o público mais jovem.
Por outro lado, ele analisa que uma das hipóteses para a positividade do público masculino de 35 a 54 anos é a renda. Com pós-graduação já feita, esse indivíduo tende a se sentir mais seguro e confortável em termos de qualidade de vida. Contudo, o executivo ressalta: o índice não funciona como um termômetro da sociedade brasileira, uma vez que tem uma amostra variada, construída a partir de questionário online.
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]