/
/
Os desafios da mobilidade urbana no Brasil

Os desafios da mobilidade urbana no Brasil

No CONAREC 2022, Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora da plataforma Connected Smart Cities, destaca a importância da mobilidade urbana para o Brasil

Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora da plataforma Connected Smart Cities, apresentou no CONAREC 2022, todo o potencial tecnológico e de inovação para a mobilidade urbana. No painel, “A inovação da mobilidade Urbana: cidades mais inteligentes e conectadas”, Paula salientou o trabalho realizado pela Connected Smart Cities e o Mobility, ambos projetos que buscam a evolução da mobilidade urbana com qualidade em grandes centros.

Confira a cobertura completa do CONAREC 2022

Segundo Paula, “muitas vezes não pensamos no impacto que a mobilidade tem na nossa qualidade de vida”. No entanto, a executiva aponta que essa mentalidade está se transformando, sobretudo, por conta das novas demandas de consumo em atividade.

“É um ecossistema muito complexo. E para resolver questões complexas precisamos do envolvimento de toda a sociedade na discussão de soluções”, ressalta Paula sobre os desafios desse tema.

“A mobilidade urbana precisa ser disruptiva, inclusiva e sustentável” 

Conheça o Mundo do CX

E este é um tema, que segundo Paula, carece de aprofundamento de todos os atores envolvidos e, principalmente, do entendimento de “onde está ancorada a mobilidade urbana”.

“Para nós a mobilidade urbana precisa ser disruptiva, inclusiva e sustentável”, frisa Paula. Ou seja, para a especialista, não basta apenas de pensar a mobilidade hoje, mas também entender como todas as novas tecnologias integradas podem ser transformadoras para essa evolução e como ela é de suma importância quando discutimos o assunto.

“Tudo isso é muito importante, mas desde que consigamos pensar na inclusão. Sabemos o quanto é difícil essa questão e o quanto é importante para as pessoas terem acesso a mobilidade urbana segura e de qualidade hoje”, avalia Paula.

Quando pensamos em sustentabilidade e novos modais, o carro sempre emerge como ponto de tensão dessa análise. Segundo Paula, além da questão individual sobre a utilização do carro para locomoção em grandes cidades, a emissão de poluentes também tem sido um dos maiores impactos desse meio de transporte.

“O nosso propósito com nossos projetos é realmente conseguir promover essa discussão”, ressalta Paula. “Trazer a consciência do quanto a mobilidade urbana de qualidade e acessível é importante para a sociedade, e de como ela pode elevar a qualidade de vida das pessoas”, frisa.

Confira a cobertura completa do CONAREC 2022

Brasil não investe na mobilidade urbana moderna

Cabe aqui um recorte: Segundo dados da plataforma Connected Smart Cities, os brasileiros que utilizam o transporte público coletivo diariamente estão gastando, em média, R$ 214 mensalmente para ir e vir. Aqueles que recebem em média um salário-mínimo de R$ 1.212, por exemplo, perdem 17,66% da renda com o transporte coletivo.

Além de pagar uma das tarifas mais altas da América Latina, não há investimentos do governo em inovação e o brasileiro ainda tem que lidar com a precariedade oferecida pelas empresas ou concessionárias.

Para se ter uma ideia, na cidade de São Paulo, hoje dos 219 ônibus elétricos que compõem essa frota da capital, apenas 18 são de modelos modernos, alimentados por baterias recarregáveis. Os demais são troleos, que se utilizam de linhas aéreas para obter energia. Esse número representa somente 1,6% do total da frota com cerca de 14 mil coletivos.

Ou seja, para que haja evolução da mobilidade urbana sustentável inclusiva e de qualidade, visando a melhoria de vida das pessoas e, consequentemente, o crescimento econômico, iniciativas como a plataforma Connected Smart Cities são fundamentais para que o tema ganhe relevância e projeção. E quem sabe um dia, o Brasil não entre, de fato, no mundo da mobilidade urbana acessível e moderna.


+ Notícias

TikTok consolida crescimento e traz oportunidade para marcas 

Phygital transforma experiência do cliente e impacta vendas no varejo 

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]