O varejo vive atualmente uma série de transformações, descobertas e aprendizados. A adaptação dos negócios a essas mudanças, porém, muitas vezes se depara com grandes dificuldades. Isso levanta a questão: essas dificuldades são resultados de problemas estruturais das empresas ou refletem apenas condições econômicas adversas?
Para superar esses desafios, os varejistas têm buscado inovações, especialmente na adoção de novas tecnologias de pagamento. A Consumidor Moderno foi até à sede da Visa em São Paulo para conversar com Fernando Pantaleão, vice-presidente de soluções para o varejo da Visa Brasil, e entender os desafios e as oportunidades no varejo em tempos de tantas mudanças.
A empresa tem utilizado Inteligência Artificial para melhorar a aprovação de compras, gerenciar fraudes e melhorar o fluxo de aprovação de transações. Um exemplo prático é o desenvolvimento de soluções que permitem a liberdade de pagamentos com cartão de crédito e débito através de smartphones, oferecendo uma alternativa mais acessível e prática para pequenos comerciantes.
“A Visa saiu de uma visão antiga, não nossa, de como era percebida, sendo apenas uma empresa que lidava com emissões de cartões, para uma empresa que é absoluta de tecnologia e oferece soluções tecnológicas.”, pontua Fernando Pantaleão, vice-presidente de soluções para o varejo da Visa Brasil. “A IA faz parte das operações da Visa, pois lidamos com um grande volume de informações. Estamos presentes em 200 países e o volume de transações de pagamento é gigantesco. Quanto mais informações temos, maior é a riqueza gerada.”, complementa.
Confira a matéria completa: