/
/
Desaceleração econômica não afeta franchising

Desaceleração econômica não afeta franchising

Setor faturou R$ 115 bilhões em 2013 e cresceu 5 vezes mais que o PIB
Legenda da foto

A possibilidade de uma estagnação na economia brasileira não parece assustar o franchising nacional que, mesmo com a inflação acumulada nos últimos doze meses a mais de 6%, cresceu a 11,9% no ano passado – margem bem superior ao PIB (2,3%) – e faturou R$ 115 bilhões, com 114 mil unidades de 2,7 mil marcas espalhadas pelo País.

Com a desaceleração do varejo nesse 1° semestre, empresários de vários segmentos passaram a se posicionar mais cautelosamente em relação a investimentos, mas a regra não se aplicou ao setor de franquias brasileiro, cuja expectativa de crescimento em 2014 chega aos 16% e no ano passado gerou 1 milhão de empregos, sendo hoje o 3° mercado do mundo em marcas e o 6° em unidades.

Quase 300 marcas começaram as operações só no ano passado, cenário que colocou o segmento como uma interessante opção de negócio para quem quer ganhar dinheiro. Para a consultora Angelina Stockler, o brasileiro carrega esse espírito empreendedor. ?O mercado de franquias é um risco calculado porque é previamente testado, tem uma consultoria por trás, um suporte de gestão, um fornecimento de produtos, fatores que facilitam a vida do empreendedor?, comenta.

A advogada Thaís Kurita ? especialista em Direito Comercial ? dá algumas dicas para quem quer prosperar investindo em uma franquia:

– Nenhuma rede lhe dá garantia de sucesso – realize um planejamento adequado antes de tomar qualquer iniciativa

– Faça uma análise do mercado, do retorno que o modelo da rede pode te oferecer

– Garanta uma reserva financeira que arque com as suas despesas

– Converse com franqueados de vários segmentos antes de escolher em qual vai atuar

– Conheça as leis do franchising para prevenir-se contra deslizes tributários, financeiros e de gestão

– Verifique se a franquia está incluída nos moldes do Simples Nacional

Leia mais:

?Ganhe dinheiro sem sair de casa?

Franquias de suplementos mostram sua força

Um mercado de 140 milhões de pessoas

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Antes da IA dizer o que funciona, alguém precisa imaginar o que testar
Tahiana D'Egmont conta que na Nomad, a IA já analisa campanhas, identifica padrões e acelera decisões. Mas as melhores ideias ainda nascem em uma sala cheia de gente
Não é só competência, é eixo estratégico: a visão do Grupo Almaviva para a IA
Em entrevista exclusiva ao portal CM, Valéria Sandei, fala sobre o novo papel no Grupo Almaviva como Diretora Global de IA e afirma que o próximo ciclo com essa tecnologia será definido por aplicações concretas, responsáveis e escaláveis
BMW, L’Occitane, GOL e mais anunciam novas lideranças
De indústria e aviação a tecnologia e mídia, empresas seguem promovendo mudanças em suas estruturas de liderança
Magalu capta 50 milhões de dólares junto ao BID Invest
Com prazo total de cinco anos, financiamento será utilizado para impulsionar iniciativas em tecnologia, incluindo a evolução da plataforma de marketplace e de outros serviços

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

A IA vai acabar com o atendimento humano? Como investir com mais segurança Será que o consumidor realmente não aguenta mais tanta publicidade? O STF mudou as regras das plataformas digitais