A possibilidade de uma estagnação na economia brasileira não parece assustar o franchising nacional que, mesmo com a inflação acumulada nos últimos doze meses a mais de 6%, cresceu a 11,9% no ano passado – margem bem superior ao PIB (2,3%) – e faturou R$ 115 bilhões, com 114 mil unidades de 2,7 mil marcas espalhadas pelo País.
Com a desaceleração do varejo nesse 1° semestre, empresários de vários segmentos passaram a se posicionar mais cautelosamente em relação a investimentos, mas a regra não se aplicou ao setor de franquias brasileiro, cuja expectativa de crescimento em 2014 chega aos 16% e no ano passado gerou 1 milhão de empregos, sendo hoje o 3° mercado do mundo em marcas e o 6° em unidades.
Quase 300 marcas começaram as operações só no ano passado, cenário que colocou o segmento como uma interessante opção de negócio para quem quer ganhar dinheiro. Para a consultora Angelina Stockler, o brasileiro carrega esse espírito empreendedor. ?O mercado de franquias é um risco calculado porque é previamente testado, tem uma consultoria por trás, um suporte de gestão, um fornecimento de produtos, fatores que facilitam a vida do empreendedor?, comenta.
A advogada Thaís Kurita ? especialista em Direito Comercial ? dá algumas dicas para quem quer prosperar investindo em uma franquia:
– Nenhuma rede lhe dá garantia de sucesso – realize um planejamento adequado antes de tomar qualquer iniciativa
– Faça uma análise do mercado, do retorno que o modelo da rede pode te oferecer
– Garanta uma reserva financeira que arque com as suas despesas
– Converse com franqueados de vários segmentos antes de escolher em qual vai atuar
– Conheça as leis do franchising para prevenir-se contra deslizes tributários, financeiros e de gestão
– Verifique se a franquia está incluída nos moldes do Simples Nacional
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