O negócio de franquias home based (franquias domésticas) tem crescido no Brasil nos últimos anos. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) tem 37 redes desse segmento afiliadas, totalizando 4033 unidades no País.
A vantagem de abrir uma franquia em sua própria casa é que o empreendedor não precisará alugar um ponto comercial, poderá criar sua própria rotina profissional e não terá que investir muito dinheiro logo de cara. Por conseguinte, o retorno financeiro também será mais rápido.
Outra característica desse modelo de negócios é a possibilidade do franqueado trabalhar sozinho ou com poucos funcionários, sem ter que contratar uma grande equipe de profissionais. Os especialistas em empreendedorismo alertam que, para conseguir dar certo, é preciso que a casa seja um local tranquilo e que se crie um itinerário de trabalho.
Para não ter problemas, é importante que o empresário não misture as coisas. Deixar um espaço e um número de telefone específico para a empresa, separado da vida doméstica e dos familiares, é essencial.
A rede de fast food Mix Potato ? especializada em batata suíça ? acaba de lançar a primeira microfranquia home based de alimentos do Brasil. A ideia surgiu da cabeça do próprio fundador da empresa, Ademir Carvalho, que abriu a empresa em sua própria cozinha. O foco da Mix Potato está em cidades com até 70 mil habitantes. Para contratar a franquia, o investidor vai gastar R$ 25 mil.
Entre as franquias da ABF, o Kumon (Educação) é a que tem mais unidades, com 1565, número bem superior ao da segunda colocada: a Doutor Resolve (Negócios e serviços), que tem 439.
Em terceiro vem a Purific (Beleza e Saúde), com 237, seguido pela Braziliannail (Cosméticos), com 195 e pela Divulgapão (Comunicação e Informática) , com 191. Outras das principais franquias desse tipo são: House Shine (Limpeza), Doutor Faz Tudo (Serviços) e Mr. Kids (Brinquedos e lazer).
E existem ainda outras franquias home based que não são associadas à ABF. A Elephant House, por exemplo, trabalha com distribuição de produtos de papelaria e é considerada a maior franqueadora de cartões de felicitação do mundo, assim como a Jan-Pro ? de limpeza comercial e a Clube Turismo, que é uma agência de viagens.
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