Abrir uma franquia de suplementos alimentares pode ser uma opção para o varejista que procura um setor que esteja em expansão. Mercado vem crescendo a bons números e movimentou R$ 3,5 bilhões no ano passado. Para os executivos que trabalham com esse tipo de franquia, uma coisa é fato: não é só o atleta que pode tomar suplemento.
Mesmo com os bilhões do ano passado e crescimento médio de 50% no setor, um dos sócios da Dr. Shape, Roberto Kalaes, acredita que há possibilidade de crescer ainda mais. ?Esse mercado mal começou. Estima-se que de 5% a 10% da população brasileira utilize a suplementação. Temos muito público a conquistar?, afirma. O mercado norte-americano, por exemplo, fatura dez veze mais: US$ 30 bilhões.
E o otimismo do executivo parece ter fundamento. Sua rede de franquias cresceu 3.000% nos últimos doze meses. A estratégia para crescer de forma sustentável seria de ?aproveitar? o cenário favorável. ?O alicerce de nossa empresa é garantir que toda franquia seja rentável não só para nós, os franqueadores, como também para os franqueados?, promete.
Kalaes defende que as pessoas devem utilizar a suplementação para ganhar mais força e massa muscular. ?Ela não pode ser tratada como droga ou medicamento porque supre nossas carências e melhora a performance?, enfatiza.
O único requisito para ser franqueado é o comprometimento. ?Não precisa ter experiência empreendedora nem formação academia?, avisa. A Dr. Shape divulga que não deixará o franqueado ao léu e que auxiliará seu parceiro com um projeto de base e simulação de investimento, de acordo com a região em que a loja será aberta.
Já com capital de giro, luva e taxa de franquia, o franqueado gastará a partir de R$ 150 mil, o preço de uma loja compacta. O tempo de retorno do investimento depende da estrutura, mas normalmente varia de 10 a 18 meses.
A Dr. Shape comercializa suplementação alimentar e equipamentos esportivos e tem 14 lojas no Brasil, dividas pelos Estados de Pernambuco, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo, com contrato fechado para mais quatro até setembro. Não houve fechamento de lojas até agora.
Uma boa concorrente para a Dr. Shape é a NutriStore, que tem 20 lojas espalhadas pelas regiões Sul e Sudeste, sendo a maioria em São Paulo. A empresa também prega que os suplementos alimentares não são mais exclusividade dos atletas. Varejista começou em 1998 e em 2003 partiu para o franchising. A proposta da rede é baixar custos operacionais e aumentar a margem de lucro líquida dos franqueados.
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