Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dengue e Zika vírus: dicas para a prevenção

Dengue e Zika vírus: dicas para a prevenção

Eliminar o Aedes aegypti é, por enquanto, a única forma de combate à epidemia, não só de Zika, mas também de dengue. Confira dicas para limpar a caixa d'água, um dos lugares onde o mosquito pode se proliferar

Há muitos anos os brasileiros convivem com a dengue. Entra ano e sai ano e a doença vem nos assustar. E agora uma nova doença veio para nos assustar: o Zika vírus, causado pelo mesmo mosquito que transmite a dengue: o Aedes aegypti. São doenças de controle difícil, porque depende, além de esforços do governo, da ajuda de todos.

A epidemia do Zika vírus no Brasil está sendo apontada como responsável pelo estrondoso aumento dos casos de microcefalia no país (de acordo com o Ministério da Saúde, 2.975 já foram confirmados até o dia 29 de dezembro de 2015, em 19 estados e no Distrito Federal). O Governo tem anunciado esforços no trabalho de investigação, monitoramento e combate ao surgimento de novos casos de microcefalia.

No entanto, enquanto ainda não se chega a uma fórmula de imunidade ao vírus, o melhor remédio contra a contaminação ainda é a prevenção. ?Ou seja, a população deve especialmente eliminar os meios de surgimento do mosquito Aedes aegypti, já bastante difundidos até pela epidemia de casos de dengue que o país também viveu no último ano?, diz o doutor Luiz Eloy Pereira, vice-presidente do CRBio-01 ? Conselho Regional de Biologia ? 1ª Região (SP, MT, MS).

Assim, é preciso que a população redobre a atenção para evitar água parada em vasos, garrafas, pneus ou quaisquer outros objetos que favoreçam o acúmulo de água, ambientes propícios para o desenvolvimento do mosquito. Aplicação de telas em portas e janelas, mosqueteiros sobre a cama e o uso de repelentes são medidas que também ajudam a se proteger do mosquito. ?Mas é importante, principalmente no caso das gestantes, repelentes recomendados pelo seu médico de confiança?, alerta o biólogo.

Limpeza e imunização de caixa d?água

A caixa d?água é um local comum para proliferação do Aedes aegypti. Para evitar o problema, a caixa deve ser mantida constantemente fechada e recomenda-se sua limpeza de seis em seis meses.

Além de prevenir a dengue, a vistoria e limpeza da caixa d?água evita outros problemas, como a possível ingestão de água contaminada e que pode causar viroses. A Roto-Rooter, empresa que presta serviços de limpeza, desentupimento e dedetização, ensina um passo a passo para quem quer fazer a limpeza por conta própria.

Prepare-se com antecedência:

? No dia anterior, feche o registro da água e esvazie a caixa d?água, deixando-a apenas com um pouco de água para usar na limpeza;

? Separe panos de limpeza e água sanitária;

? Coloque sapatos de borracha e luvas para prevenir contato direto com possíveis sujeiras;

? Feche o registro de saída da caixa d´água;

? Esfregue as paredes e fundo da caixa d?água com panos de limpeza. Não se deve utilizar qualquer produto neste processo, como detergente ou sabão em pó. Faça apenas a fricção mecânica com o apoio de panos de limpeza;

? Não utilize escovas ou objetos cortantes para não danificar a caixa d?água;

? Após a limpeza, abra o registro de entrada e deixe encher a caixa d?água. Em seguida adicione um litro de água sanitária para cada mil litros de capacidade do reservatório;

? Aguarde por um período de duas horas;

? Após as duas horas, esvazie o reservatório;

? Lave bem a tampa antes de colocá-la sobre o reservatório;

? Certifique-se que a caixa foi tampada adequadamente, pois isto evitará que insetos entrem nela, especialmente o mosquito da dengue;

? Abra novamente o registro de entrada de água;

Dica RotoRooter: A água utilizada para aplicação da água sanitária pode ser reutilizada na limpeza de outros locais da casa.

Dedetização: Dedetizar a casa é outra opção para se ver livre dos mosquitos. Existe um processo chamado desinsetização e controle de insetos que elimina mosquitos, além de formigas, carrapatos, caramujos e aranhas. A desinsetização é feita em algumas horas e indicada principalmente durante o verão, época em que há maior número de insetos, como é o caso do Aedes aegypti. A Roto-Rooter oferece o serviço para residências, condomínios e empresas.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]