Pesquisar
Close this search box.
/
/
Casamento: como evitar armadilhas no grande dia

Casamento: como evitar armadilhas no grande dia

É essencial que noivos não subestimem a importância de um contrato claro com fornecedores e que conheçam seus direitos previstos pelo CDC.

Mais de 800 mil casamentos aconteceram no Brasil em 2023, quantidade próxima à do ano anterior. Isso demonstra que, apesar dos desafios enfrentados, muitos casais optaram por celebrar o amor e a união por meio do casamento. Os dados são da última edição do Relatório Anual Cartório em Números, compilado pela Associação dos Notórios e Registradores do Brasil (Anoreg).

Neste sentido, os setores relacionados a essa indústria, como buffets, fotógrafos, estilistas e empresas de aluguel de espaços para eventos, também estão sendo beneficiados com esse número expressivo de celebrações no país.

A tendência é que, com a retomada econômica, o número de casamentos continue a crescer nos próximos anos, movimentando não só o setor de eventos, mas também a economia como um todo.

Foto: Relatório Anual Cartório em Números, da Anoreg.

Relação de consumo em casamentos

O casamento é um evento único, cheio de expectativas e alegria. Entretanto, a oportunidade também implica em uma série de transações comerciais e acordos contratuais que estabelecem uma relação de consumo. Este aspecto é crucial, já que os noivos devem estar atentos a detalhes para assegurar que todos os serviços e produtos contratados estejam de acordo com seus direitos como consumidores.

Confira abaixo os principais direitos dos consumidores na hora de celebrar a união:

Contratos e orçamentos: no buffet, é fundamental que o contrato especifique claramente o número de convidados, o cardápio, os horários e os serviços inclusos. O consumidor deve ficar atento às cláusulas de cancelamento e reembolso. No que tange à decoração, o mais adequado a ser feito é se certificar que todas as preferências decorativas estejam registradas, como cores, flores, arranjos e eventuais modificações.

Contratos

Vestuário Nupcial: tanto o vestido da noiva quanto o traje do noivo, seja para compra ou aluguel, devem ter um contrato. O documento deve descrever o modelo, ajustes e prazo de entrega. Para o consumidor, é fundamental se atentar às políticas de troca e devolução.

Serviços de transporte: o consumidor deve definir claramente horários, rotas, tipo de veículo e possíveis serviços extras, como bebidas e decoração do casamento.

Local da cerimônia e recepção: nesse ponto, é recomendável que os noivos fiquem atentos à política de cancelamento, reembolso e as comodidades disponíveis (ar condicionado, geradores, estacionamento).

Fotografia e filmagem: o consumidor deve verificar se o contrato inclui cobertura de horas, número de profissionais, locais abrangidos e entrega de álbuns e vídeos.

CDC em casamentos

Os noivos têm direitos protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), como:

  • Direito à informação clara e adequada: todos os serviços e produtos devem ser apresentados claramente, com todas as especificações bem definidas;
  • Direito à qualidade e segurança: os produtos e serviços devem atender aos padrões de qualidade e segurança prometidos;
  • Direito à reparação de danos: se algum serviço ou produto não for entregue conforme acordado em contrato, os noivos têm direito à reparação, seja por reembolso, troca ou conserto;
  • Direito de arrependimento: em compras realizadas fora do estabelecimento comercial, há um prazo de 7 dias para desistir do contrato, sem custos adicionais.

“Organizar um casamento é uma tarefa emocionante, mas também pode ser desafiadora. Muitas decisões precisam ser tomadas, como local, decoração, atrações, disposição dos itens do ambiente”, lista Marco Bordon, CEO do Grupo PHD Eventos, empresa especializada em experiências 360° para eventos sociais e corporativos, que conta com um dos maiores acervos de casas privativas para eventos do Brasil.

Marco orienta as pessoas que planejam se casar para que nunca assinem um contrato sem ler todas as cláusulas atentamente. Se necessário, é preciso procurar orientação legal.

Especialistas em casamentos

Marco Bordon, CEO do Grupo PHD Eventos.

Outra ideia é contar com especialistas no assunto que garantirão que cada detalhe seja cuidadosamente planejado e executado. Afinal, os profissionais qualificados estão aptos a fornecer orientação especializada, lidar com imprevistos de forma eficaz e assegurar que o casamento seja um evento memorável e sem contratempos. “Ao contar com especialistas, os noivos podem desfrutar do seu grande dia com tranquilidade e confiança, sabendo que estão em boas mãos”. Não deixe de buscar ajuda de especialistas para tornar o seu casamento uma experiência inesquecível e perfeita”.

No Grupo PHD Eventos é assim. “Isso porque nosso objetivo é oferecer um modelo ‘one stop shop’ para eventos privativos, garantindo desde a melhor casa para o evento até a execução de todos os serviços necessários como coquetelaria, catering, staff, decoração e cenografia, casting de artistas, entre outros”, completa o executivo.

E, por fim, Marco Bordon concede cinco dicas para fazer do “Dia do Sim” inesquecível, e sem transtornos consumeristas:

Dia do Sim inesquecível

1. Planejamento estratégico e checklist detalhado: contratar um cerimonialista ou wedding planner é como ter um guia experiente ao seu lado. Esses profissionais entendem os detalhes e as etapas necessárias para um casamento bem-sucedido. Eles ajudam a criar um checklist detalhado, mapeando todas as tarefas, desde a escolha da data até a seleção dos fornecedores. Isso evita que os noivos se sintam sobrecarregados e perdidos.

2. Conexões com fornecedores: profissionais de casamento têm uma rede de contatos estabelecida. Eles conhecem os melhores fornecedores, como fotógrafos, floristas, músicos e decoradores. Essas conexões podem resultar em descontos, melhores preços e serviços de qualidade. Além disso, eles sabem quais fornecedores se alinham ao estilo e orçamento do casal. Contar com uma empresa que reúna todos eles, como o Grupo PHD Eventos, facilita o processo e ainda traz vantagens pois todos estão acostumados a trabalhar nos mesmos ambientes e entendem as possibilidades e o que funciona melhor em cada um.

Estresse x Planejamento

3. Gestão de tempo e estresse: planejar um casamento envolve muitos detalhes e prazos. Um profissional ajuda a gerenciar o tempo de forma eficiente, garantindo que tudo esteja pronto no dia do evento. Eles também atuam como um escudo contra o estresse, uma vez que os noivos podem aproveitar o momento sem se preocupar com os bastidores.

    4. Criatividade e personalização: profissionais trazem criatividade ao processo. Eles ajudam a transformar as ideias dos noivos em realidade, criando um casamento único e personalizado. Seja escolhendo temas, cores ou detalhes específicos, eles garantem que o evento reflita a personalidade do casal, sua história e, acima de tudo, seus desejos.

    5. Execução: no grande dia, os noivos merecem aproveitar cada momento. Um cerimonialista ou wedding planner garante que tudo corra sem problemas. Eles coordenam a cerimônia, a recepção, a entrada dos padrinhos e muito mais. Os noivos podem relaxar e confiar que profissionais experientes estão cuidando de tudo.

    Recomendadas

    MAIS MATÉRIAS

    SUMÁRIO – Edição 284

    As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
    O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
    Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

    CAPA:
    YUCA | Estúdio Criativo

    ILUSTRAÇÃO:
    Midjorney


    Publisher
    Roberto Meir

    Diretor-Executivo de Conhecimento
    Jacques Meir
    [email protected]

    Diretora-Executiva
    Lucimara Fiorin
    [email protected]

    COMERCIAL E PUBLICIDADE
    Gerentes-Comerciais
    Andréia Gonçalves
    [email protected]

    Daniela Calvo
    [email protected]

    Elisabete Almeida
    [email protected]

    Érica Issa
    [email protected]

    Fabiana Hanna
    [email protected]

    NÚCLEO DE CONTEÚDO
    Head de Conteúdo e Comunicação
    Verena Carneiro
    [email protected]

    Head de Conteúdo
    Melissa Lulio
    [email protected]

    Editora-Assistente
    Larissa Sant’Ana
    [email protected]

    Repórteres
    Bianca Alvarenga
    Danielle Ruas 
    Jéssica Chalegra
    Julia Fregonese
    Marcelo Brandão

    Designer
    Melissa D’Amelio
    YUCA | Estúdio Criativo

    Revisão
    Elani Cardoso

    MARKETING
    Líder de Marketing Integrado 
    Suemary Fernandes 
    [email protected]

    Coordenadora
    Mariana Santinelli

    TECNOLOGIA
    Gerente

    Ricardo Domingues

    CX BRAIN
    Data Analyst
    Camila Cirilo
    [email protected]


    CONSUMIDOR MODERNO
    é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
    www.gpadrao.com.br
    Rua Ceará, 62 – Higienópolis
    Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
    Telefone: +55 (11) 3125-2244
    A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
    Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
    sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
    publicados nesta revista, salvo expresso
    consentimento dos seus editores.
    Padrão Editorial Eireli.
    Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

    NA INTERNET
    Acesse diariamente o portal
    www.consumidormoderno.com.br
    e tenha acesso a um conteúdo multiformato
    sempre original, instigante e provocador
    sobre todos os assuntos relativos ao
    comportamento do consumidor e à inteligência
    relacional, incluindo tendências, experiência,
    jornada do cliente, tecnologias, defesa do
    consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

    PUBLICIDADE
    Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
    o melhor retorno de leitores qualificados
    e informados do Brasil.

    PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
    [email protected]

    SUMÁRIO – Edição 284

    As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
    O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
    Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

    CAPA:
    YUCA | Estúdio Criativo

    ILUSTRAÇÃO:
    Midjorney


    Publisher
    Roberto Meir

    Diretor-Executivo de Conhecimento
    Jacques Meir
    [email protected]

    Diretora-Executiva
    Lucimara Fiorin
    [email protected]

    COMERCIAL E PUBLICIDADE
    Gerentes-Comerciais
    Andréia Gonçalves
    [email protected]

    Daniela Calvo
    [email protected]

    Elisabete Almeida
    [email protected]

    Érica Issa
    [email protected]

    Fabiana Hanna
    [email protected]

    NÚCLEO DE CONTEÚDO
    Head de Conteúdo e Comunicação
    Verena Carneiro
    [email protected]

    Head de Conteúdo
    Melissa Lulio
    [email protected]

    Editora-Assistente
    Larissa Sant’Ana
    [email protected]

    Repórteres
    Bianca Alvarenga
    Danielle Ruas 
    Jéssica Chalegra
    Julia Fregonese
    Marcelo Brandão

    Designer
    Melissa D’Amelio
    YUCA | Estúdio Criativo

    Revisão
    Elani Cardoso

    MARKETING
    Líder de Marketing Integrado 
    Suemary Fernandes 
    [email protected]

    Coordenadora
    Mariana Santinelli

    TECNOLOGIA
    Gerente

    Ricardo Domingues

    CX BRAIN
    Data Analyst
    Camila Cirilo
    [email protected]


    CONSUMIDOR MODERNO
    é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
    www.gpadrao.com.br
    Rua Ceará, 62 – Higienópolis
    Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
    Telefone: +55 (11) 3125-2244
    A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
    Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
    sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
    publicados nesta revista, salvo expresso
    consentimento dos seus editores.
    Padrão Editorial Eireli.
    Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

    NA INTERNET
    Acesse diariamente o portal
    www.consumidormoderno.com.br
    e tenha acesso a um conteúdo multiformato
    sempre original, instigante e provocador
    sobre todos os assuntos relativos ao
    comportamento do consumidor e à inteligência
    relacional, incluindo tendências, experiência,
    jornada do cliente, tecnologias, defesa do
    consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

    PUBLICIDADE
    Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
    o melhor retorno de leitores qualificados
    e informados do Brasil.

    PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
    [email protected]