O empreendedorismo muitas vezes surge em meio a desafios e adversidades, mas para a biomédica Aline Médici e o empresário Rodrigo Nunes, o desejo de empreender sempre foi constante em suas vidas. Juntos, eles são os responsáveis por comandar mais de centenas de unidades comercializadas da rede de estética AD Clinic por todo país, uma história que começou com apenas R$ 5.000,00 e um bebê de colo.
Decididos a seguir seus sonhos, Aline e Rodrigo optaram por vender o carro da família para quitar uma dívida. Com o dinheiro restante, decidiram finalmente tirar o sonho de empreender do papel. Esse passo corajoso e determinado foi o ponto de partida para uma jornada que iria transformar suas vidas. A ideia de negócio deu tão certo que em 2022, o faturamento foi de R$ 50.000,00.
Estar à frente de um negócio não é apenas uma tarefa, mas sim uma jornada repleta de desafios e aprendizados e Rodrigo compreende isso profundamente. Ao longo de sua trajetória empreendedora, enfrentou obstáculos, especialmente a gestão de pessoas e a construção de uma equipe motivada.
“Como CEO é preciso ter habilidades em todos os setores da empresa”, destaca Rodrigo. No entanto, ele reconhece que um dos maiores desafios, especialmente no início, foi exatamente esse: construir e liderar uma equipe forte, motivada e coesa.
Para superar esses desafios, o executivo entendeu a importância do aperfeiçoamento contínuo e investiu em seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional. “Entrei em várias mentorias de gestão de pessoas e Inteligência Emocional para me aperfeiçoar”, explica. Essas mentorias proporcionaram insights, ferramentas práticas e estratégias eficazes para liderar sua equipe e promover um ambiente de trabalho positivo e produtivo.
Além disso, Rodrigo reconhece que a capacidade de superar obstáculos e aprender com as experiências é fundamental para o crescimento pessoal e profissional. “Acredito que resiliência, constância e empatia fazem toda diferença para um CEO.”, pontua.
Um mercado promissor
O mercado global de medicina estética está em ascensão, apresentando perspectivas promissoras para os próximos anos. De acordo com dados fornecidos pela empresa estadunidense de consultoria e pesquisa de mercado, Grand View Research, o tamanho desse mercado atingiu a marca de US$ 127,11 bilhões em 2023. A projeção é de que esse setor continue em expansão, prevendo-se um crescimento de 14,9% entre 2024 e 2030.
De fato, o futuro é promissor. Para se ter uma ideia, segundo o provedor de pesquisa de mercado Euromonitor International, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. O país fica atrás de Estados Unidos, China e Japão.
O consumidor brasileiro é um dos mais exigentes do mundo e está em constante transformação. As empresas que desejam se destacar no mercado precisam entender essas mudanças e investir em práticas de Customer Experience que agreguem valor e proporcionem experiências positivas aos clientes. “Para proporcionar um atendimento cada vez melhor aos nossos clientes, é necessário termos treinamentos constantes e sempre buscamos acompanhar e trazer as tendências de mercado.”, pontua Rodrigo.
À medida que a demanda por uma estética de qualidade e prevenção continua a crescer, a empresa quer liderar o caminho “O nosso público está cada vez mais buscando uma estética de qualidade e a prevenção, nada daquela beleza artificial de antes e para isso a AD Clinic foi atrás do que é tendência na Europa para trazer ao nosso público.”, diz o CEO.
Aline e Rodrigo são exemplos de que é possível alcançar grandes feitos mesmo diante de desafios aparentemente. Sua história inspira não apenas aqueles que desejam empreender, mas também todos que acreditam no poder da persistência, da dedicação e do trabalho duro para transformar sonhos em realidade. “Tenham uma entrega de excelência, buscar sempre estudar o seu nicho e fazer o cliente se sentir importante.”, finaliza.