/
/
O papel dos dados na tomada de decisão

O papel dos dados na tomada de decisão

A plataforma Robbyson – ferramenta de gestão de pessoas – possibilita autoconhecimento às empresas e mais assertividade ao tomar decisões

Em um momento histórico, em que a informação flui com tanta velocidade quanto o oxigênio, é de se imaginar que os dados sejam utilizados para praticamente tudo. Isso, porém, não é verdade. De acordo com a Data and Analytics Survey, desenvolvida pela PwC, apenas 39% das empresas são altamente guiadas pelos dados. Estas, é claro, têm grande vantagem competitiva: tendem a tomar decisões com mais assertividade.
Dentro desse contexto, é inegável que os dados são o que há de mais essencial em uma empresa que quer conhecer cada vez mais a respeito de si, dos clientes, do mercado e – por que não? – dos concorrentes. O grande diferencial da atualidade é a possibilidade de olhar dado por dado, com delicadeza e cuidado, sem arriscar perder importantes descobertas. Além disso, é preciso saber analisá-los e identificar oportunidades a partir deles.
Considerando a realidade de organizações que contam com grandes números de colaboradores e de clientes, a necessidade de se basear em dados se torna ainda mais latente. Por mais complicada que pareça essa estratégia, existem empresas que provam que é possível. A AeC, por exemplo, se viu diante da necessidade de perceber “quem era quem” e aperfeiçoar o tratamento de cada indivíduo. Por isso, teve uma grande ideia: criar uma plataforma que fizesse esse trabalho com eficiência e competência. Foi assim que nasceu a Robbyson. Hoje, uma empresa independente e já identificada como uma “plataforma inteligente de data management”, ela provoca o mercado a olhar para os dados de uma maneira totalmente nova.

Origens

“Empresas com mão de obra intensiva acabam não conseguindo ver, individualmente, cada pessoa”, afirma Laila Costa, Business Strategy da Robbyson. “Além disso, existia uma demanda latente por maior engajamento e mais agilidade na gestão de grandes operações, por isso, reunimos as melhores mentes da tecnologia, da área de Recursos Humanos, de Pesquisa e Desenvolvimento e de Negócios para que pudessem desenvolver uma plataforma completa.”
Durante a elaboração da primeira versão da Robbyson, a empresa notou que era possível ir além. “Nós nos demos conta do grande número de dados que conseguiríamos coletar e percebemos que era preciso entender, minerar e analisar esses dados do ponto de vista do aprimoramento profissional dos colaboradores e das análises preditivas que a ferramenta era capaz de fazer, impactando assim, de forma perene, o dia a dia do gestor”, conta a executiva.
Identificar a importância dos dados nesse processo foi o grande ponto de virada do negócio. Foi aí que a Robbyson passou a ser uma plataforma de gestão de pessoas com base em dados – e essa descoberta não poderia ficar restrita à AeC porque era válida para qualquer modelo de negócio. A evolução foi consistente: a plataforma é, atualmente, uma empresa independente, com equipes de desenvolvimento, implantação, consultoria e comercial completa. Em sua sede, há 30 profissionais dedicados exclusivamente a ela e aos seus negócios.

Transformando pela experiência

Agora, a Robbyson já consegue fornecer ao gestor uma série de informações em tempo real – o que seria impossível em uma gestão tradicional – e tem clientes dos mais diversos setores do mercado. Ao mesmo tempo, desenvolve sistematicamente algoritmos que poderão transformar radicalmente a relação de gestores com o futuro e as métricas. “A plataforma faz intervenções on-line aos usuários com dicas sobre comportamento, argumentações, reconhecimentos ou incentivos, por exemplo – e, no futuro, as predições serão ainda mais aperfeiçoadas”, revela Laila.

Um modelo replicável

Há três pilares que sustentam o modelo de negócio da Robbyson: transparência, meritocracia e autogestão. Essa é a base que posiciona a plataforma entre as mais modernas ferramentas de gestão de pessoas e este é o futuro da empresa que, como afirma Laila, será uma grande metodologia de gestão aplicável em consumidores finais do varejo e em grandes equipes das mais variadas organizações. “A Robbyson é um superproduto. É, também, um avatar lindo, simpático e uma plataforma muito eficiente”, diz a executiva. “Só não usa quem não mede”.
Agora, o objetivo é, naturalmente, entrar nos diversos setores do mercado e transformar tudo o que se conhece em termos de gestão de pessoas. A Robbyson pode mostrar que é possível, em qualquer tipo de operação, ter colaboradores engajados, responsáveis e satisfeitos com as atividades que exercem. Do ponto de vista do negócio, traz a possibilidade de orientar a empresa com base em dados e KPIs, de forma divertida e recompensadora.


LEIA TAMBÉM

Como os dados impactam todos os departamentos de uma empresa?
3 formas de ajudar as pessoas a entenderem o que seus dados significam
O que Amazon, Pão de Açúcar e Raia Drogasil estão fazendo com seus dados
EXCLUSIVO: levantamento aponta a existência de quatro leis de proteção de dados no Brasil



 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]