/
/
Dados estratégicos: como utilizá-los para aprimorar a jornada do cliente?

Dados estratégicos: como utilizá-los para aprimorar a jornada do cliente?

Quando se trata de fluidez na jornada, o uso de dados é fundamental para a manutenção da segurança

Os dados estratégicos são matéria-prima essencial para as empresas se tornarem competitivas. Gerir a grande quantidade de informação disponível no ambiente digital é determinante para se destacar no mercado, já que isso possibilita ganho de precisão, diminui fricções, aumenta a segurança e melhora a experiência do cliente.

Dados, Analytics e tecnologias de tomada de decisão têm ajudado as empresas a fornecer uma experiência digital segura e conveniente aos clientes, segundo a Pesquisa Global Insights da Experian. O estudo mostra que 50% das empresas estão explorando novas fontes de dados.

Nas atuais circunstâncias, em que o cliente quer ter o mínimo esforço e aproveitar da melhor experiência, a empresa que não utilizar dados de forma estratégica ficará para trás. A Serasa Experian entendeu isso e uniu tecnologia e inteligência analítica com a maior base de dados da América Latina para proteger empresas e consumidores durante toda a jornada.

“Com dados e conhecimento sobre o consumidor é possível prover uma melhor experiência durante todo o ciclo do cliente. Mais do que ter acesso aos dados, é necessário saber trabalhar com eles. É preciso entender como combinar as informações e quais perguntas elas conseguem ajudar a responder. Ter a inteligência para tomada de decisão, preservar a experiência do consumidor e colocar fricção apenas quando é extremamente necessário são os pontos-chave para o equilíbrio entre segurança e experiência do cliente”, diz Caio Rocha, Head de Produtos de Verificação de Identidades e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.

O onboarding é o momento de início da relação do cliente com a empresa, em que dados são coletados e analisados. Com a aplicação de inteligência analítica e tecnologia, bons consumidores são verificados e riscos são apontados. Alguns exemplos de dados que não interferem na experiência são comportamento de localização, identificação do dispositivo utilizado, entre outros.

“Caso após a análise de todos os dados disponíveis ainda houver dúvidas ou alertas, novas camadas de verificação podem ser aplicadas alinhadas com a estratégia de risco do negócio. Se o serviço tiver um grande valor atrelado por exemplo, pode fazer sentido aplicar outros métodos de verificação de identidade, isso passa segurança para o consumidor e reduz risco para a empresa. Há diferenças de estratégias para cada instituição, jornada, canal, indústria e até produtos”, explica Caio Rocha.

Dados estratégicos e a experiência personalizada

A autenticação de identidade fornece confiança na relação entre empresas e consumidores. Além do reconhecimento e a fluidez durante todo o processo, a análise dos dados pode ser utilizada para personalizar a experiência. A junção de dados qualificados e inteligência analítica permite enxergar oportunidades de negócios com determinados perfis de clientes.

“Quanto menos atrito for aplicado para o bom consumidor, melhor será sua experiência e consequentemente maior a conversão para a empresa. Por outro lado, existe o risco, o mau consumidor. Saber quais dados, tecnologia e ferramentas utilizar na esteira de verificação de identidade e prevenção a fraudes é fundamental para controlar possíveis golpes e manter a ótima experiência do bom consumidor. É uma busca constante de equilíbrio entre conversão, detecção de fraude e experiência do consumidor”, afirma o representante da Serasa Experian.

O especialista ressalta que todo trabalho de uso de dados estratégicos para fins de prevenção à fraude deve ser realizado com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as empresas precisam ser transparentes com seus clientes sobre essa questão. Com o uso consciente dos dados, todos ganham.


+ Notícias

O reconhecimento do cliente também é parte de uma experiência positiva

Como o atendimento da Serasa evoluiu nos últimos 10 anos?


 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]