Pesquisar
Close this search box.
/
/
Da teoria à prática no customer experience

Da teoria à prática no customer experience

Saiba como iniciar este processo e implementá-lo com objetivos claros e metas concretas, bem como as características e habilidades necessárias

Ao lado de transformação digital e foco no cliente, sempre aparece o customer experience (CX) como outro ponto vital para quem quer se destacar no mercado e também inovar. Mas como iniciar este processo e implementá-lo com objetivos claros e metas concretas?

No Conarec 2020, Vitor Simão, diretor de contas da Medallia no Brasil, empresa líder global de gerenciamento de experiência de clientes e funcionários com sede em São Francisco, nos Estados Unidos, e Leandro Coelho, diretor de satisfação do cliente da Telefônica Vivo, maior operadora de telefonia no Brasil, abordaram da teoria da prática, os passos de como ter sucesso com o customer experience.

Melhores experiências para os clientes

“Os clientes esperam experiências encantadoras e buscam referências em outros setores. Não basta se comparar dentro da própria indústria”, afirmou Coelho. Por conta disso, a empresa criou um novo propósito de “digitalizar para aproximar”, tendo nos seus pilares: liderança em fibra óptica, lojas físicas e um hub digital, sustentabilidade e o DNA Vivo para clientes e colaboradores.

E esta transformação na empresa espanhola olha para a trajetória do cliente e a cultura de foco no consumidor. Para a medição do sucesso está no NPS (Net Promoter Score).

Segundo Coelho, o CX não é uma jornada curta, como qualquer transformação. E qual o principal diferencial quando se desenvolve um processo completo de customer experience? A Medallia foi a parceira da Vivo no desenvolvimento e aprimoramento do programa de CX na companhia, e apontou alguns caminhos para o sucesso.

Para Simão, ao dar um retorno para o cliente sobre o feedback enviado à empresa, é importante que aconteça uma equação do processo. “Este é um processo decisivo para transformar clientes detratores em passivos e promotores. E clientes promotores para fãs da marca”, explica.

Na Vivo, antes realizar o contato de retorno com o cliente, há uma medição em todos os pontos de conexão, desde a compra até suporte técnico, independente de ser um cliente B2B ou B2C. E o acompanhamento interno acontece em tempo real por um dashboard, com a captura de dados dos clientes.

“Nos empoderamos as áreas que tratam com o cliente para que possam fazer a retratação, para que possam aprender a melhorar os processos. Mas temos os processos centralizados e organizados para realizar comparações e fóruns quinzenais para saber o que saber melhor”, descreveu o diretor de satisfação do cliente da Telefônica Vivo.

Identificar e atacar os problema estruturantes em customer experience

O relacionamento com os clientes gera uma vasta quantidade de dados, que podem ser utilizados no desenvolvimento de soluções para eles. Mas como fazer isso de forma estruturada e perene?

Na companhia de telefonia, a solução foi utilizar squads, chamados de DNA Labs, com grupos organizados de diferentes áreas, e uma duração de 10-12 semanas até a construção, teste e implementação de uma solução. “Buscamos não depender nos nossos sistemas de soluções que podem demorar meses ou até anos”, contou Coelho.


+ CONAREC 2020 

Uma análise sobre sentimentos e motivações de consumo no pós-quarentena

Existe uma cultura resiliente nas empresas brasileiras?

Conectando consumidores e marcas sem sair de casa: os desafios da digitalização

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]