Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cultura do one stop shop muda estratégia de lojas

Cultura do one stop shop muda estratégia de lojas

Praticidade para o cliente e aumento de vendas para as marcas são resultados esperados da estratégia

Comprar tudo o que deseja em um só lugar: esse é o conceito do one stop shop, uma estratégia antiga de mercado, mas que vem ganhando cada vez mais força entre os consumidores. Afinal, encontrar os produtos em um só lugar garante economia de tempo e traz muito mais praticidade para o dia a dia – uma característica cada vez mais valorizada na jornada.

Soma-se as circunstâncias da pandemia, onde, com medo da contaminação pelo coronavírus, os consumidores optam por visitar menos locais e comprar em maior quantidade quando precisam sair de casa para o consumo básico.

O que é “one stop shop”?

O one stop shop nada mais é do que a possibilidade de um consumidor comprar diversos itens em um único lugar. Como a tradução livre sugere, é realizar todas as compras em uma “única parada”. Ou seja, consiste no fato de as lojas oferecerem o máximo de produtos ao cliente em um só lugar, favorecendo, principalmente a experiência desse consumidor, que consegue ter mais comodidade na hora de realizar suas compras. Isso aumenta a satisfação e traz inúmeros benefícios para as lojas e marcas.

A praticidade, entretanto, não é uma moeda nova no mercado. As lojas “que vendem de tudo” já são bastante comuns, já que a ideia existe desde a primeira metade do século XX.

Os formatos, por sua vez, foram se adequando às novas realidades. Hoje, é possível pensar no one stop shop tanto no âmbito físico quanto no digital.

Além disso, a estratégia ainda pode ser aplicada em vários mercados: varejo, marcas e B2B.

  • Varejo: há diferentes maneiras das lojas promoverem o one stop shop, como focando em apenas um segmento, ampliando seu leque de produtos relacionados ou oferecendo itens de diversos setores em um só lugar. Isso também vale para vendas online, já lojas que diversificaram seu leque de produtos têm a possibilidade de vender muito mais.
  • Marcas: também podem aproveitar a ideia do one stop shop para conseguir mais resultados em seus pontos de venda. Nesse caso, é preciso desenvolver produtos relacionados com os já expostos, pensando em como agregar a vida do consumidor, tornando a compra desse novo item mais fácil de acontecer.
  • Empresas B2B: quando uma empresa B2B oferece um sistema com várias funcionalidades, ou todos os produtos necessários para tal negócio ou apresenta análises de soluções diversas, tudo isso em um só lugar. É a estratégia de one stop shop aplicada a esse mercado, já que traz mais facilidades para a empresa contratante.

Pensar em uma estratégia de one stop shop nada mais é do que promover mais facilidade e comodidade ao seu cliente, independente do mercado em que ele atua. Tendo isso em mente, fica mais fácil pensar em inovações e soluções que se enquadrem nesse formato.

Por que a estratégia vem ganhando força?

Apesar de ser uma ideia antiga e já recorrente, as empresas que oferecem esse tipo de experiência simplificada acabaram ganhando mais destaque com a pandemia de coronavírus, que mudou inúmeros hábitos de compra.

Um deles foi a busca por locais que vendem o máximo de itens que eles necessitam, sem ter que entrar e sair de inúmeras lojas, pegar filas e passar mais tempo do lado de fora. Isso porque sair de casa se tornou uma preocupação, além de exigir um preparo e uma atenção maior desse consumidor.

Encontrar uma loja com variedade de produtos ou diversos produtos de uma marca que se complementam, lado a lado na prateleira, foram pontos que ganharam destaque.

Segundo Cristian Arriagada, diretor de negócios do grupo de consumo da 3M no Brasil, o potencial é alto na venda e especialmente na rentabilidade do varejo.

“Essa estratégia ganhou muita força, porque o cliente não está querendo visitar muitos pontos de vendas, e o varejo quer explorar a oportunidade de dar mais acesso aos seus consumidores, para melhorar a experiência e fidelizá-los ainda mais”, diz.

O diretor, que participou da aplicação da estratégia na 3M, salienta que repensar os pontos de vendas de seus produtos e considerar o one stop shop durante a pandemia foi essencial. Pensando dessa maneira, a empresa conseguiu controlar os impactos negativos da pandemia.

Dessa forma, a estratégia de one stop shop traz como benefícios:

  • Aumento do tícket médio de compra;
  • Aumento das vendas em locais one stop shop;
  • Preferência do público pela marca ou loja;
  • Experiência do cliente mais positiva;
  • Contenção de danos da pandemia.

Como aplicar a estratégia one stop shop

Para montar uma estratégia de one stop shop, independente do mercado de atuação da empresa, é preciso avaliar alguns pontos, percebendo o que pode ser melhorado em cada caso para tornar o dia a dia do cliente mais prático e cômodo.

De acordo com Cristian Arriagada, “é possível aplicar o one stop shop apenas explorando espaços dentro da loja que são complementares à sua característica original. Por exemplo, os supermercados podem ampliar os produtos da linha de papelaria escolar e escritório (por causa do home office), dos cuidados com o lar, na linha de faça você mesmo”, indica.

Alguns pontos de merecem atenção na aplicação da estratégia de one stop shop são:

  • Análise da experiência do consumidor;
  • Análise do espaço físico da loja;
  • Sistemas de recomendação para e-commerce;
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Publicidade sobre a facilidade;
  • Percepção das necessidades do cliente;
  • Percepção da mudança de comportamento de consumo;
  • Busca por adaptação em momento de pandemia.

Investir em publicidade e comunicação também são indicações do diretor de negócios da 3M. Segundo ele, é preciso que as pessoas saibam da facilidade que sua loja ou marca está oferecendo e lembrem-se disso quando sair de casa.

Aplicar a experiência de one stop shop, portanto, não é algo complicado, mas exige análises da situação do mercado e do comportamento do público da empresa. “Não é necessário mudar as lojas, apenas reavaliar o uso de linhas complementares e criar programas de comunicação frequentes para aquele mix, por exemplo”, indica o diretor.

E se você ainda não está convencido sobre a importância de pensar no one stop shop em seu negócio, saiba que a tendência vai continuar mesmo após a pandemia.

“Nós acreditamos que mesmo com o fim da pandemia, o comportamento da busca por diferentes produtos em um mesmo lugar veio para ficar, uma vez que torna o processo de compra das pessoas mais cômodo. Por isso, as empresas precisam se adaptar para oferecer a melhor experiência aos consumidores”, finaliza Cristian Arriagada.


+ Notícias 

Pandemia impulsiona ofertas de atendimento em domicílio 

Compra online: 74% dos consumidores decidem primeiro pelo preço 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]