Pesquisar
Close this search box.
/
/
Tecnologia e conselhos de pai: conheça histórias de transformação digital

Tecnologia e conselhos de pai: conheça histórias de transformação digital

A transformação digital é uma pauta comum entre as empresas. No entanto, cada empresa tem a sua própria história para contar dentro dentro desse processo

A experiência do consumidor no mundo digital tem desafiado empresas que deram os primeiros passos rumo a transformação. Há um longo caminho a ser percorrido, mas o que não faltam são boas histórias para falar sobre esse processo dentro das empresas.
O assunto foi discutido no painel “A experiência do cliente na era digital: qual o papel do vendedor na linha de frente?”, no Seminário Transformação Digital e Cibersegurança.
Mediado por Beth Furtado, sócia diretora da Alia Consulting, o encontro abordou histórias e os desafios dos convidados no processo de inserir a companhia dentro da nova ordem mundial da digital.

O jogo agora é digital

Uma dessas histórias contadas no evento foi da Urban Remedy, empresa de produtos naturais. Ela iniciou sua empreitada no ambiente digital nos EUA mas, no Brasil, foi obrigada a mudar a estratégia do seu negócio.
“A Urban Remedy é uma empresa 100% digital que surgiu nos EUA. Lá, vendemos apenas produtos pela internet. Então, um dia, resolvemos atuar no mercado brasileiro e fazer exatamente igual aqui. Notamos a dificuldade das pessoas em se relacionar com o mundo digital, por isso decidimos montar a loja física”, disse Roberta Suplicy, sócia-diretora da empresa.
A Eskala, varejista de moda, passa por um momento inverso: a empresa começou a sua jornada na transformação digital.
Segundo Guilherme Rigonatti, diretor de negócios da empresa, a companhia está redesenhando a jornada do cliente na loja com aplicações mais digitais. Um exemplo é oferta de cartões da loja, que hoje é feita por uma experiência sem filas e por meio de funcionários da empresa a partir de dispositivos móveis.

“Cada vez mais estamos migrando os nossos esforços para mídias digitais não apenas para mensurar resultados, mas também para realizar a granulação de clientes. Hoje não temos e-commerce, não fazemos venda online. Mas isso está nos nossos planos”.

Acelera!

Alan leite, CEO da startup Farm, alertou que as empresas devem acelerar o passo na direção da transformação digital. Afinal, já existem empresas startups de todo o tipo em atuação no mercado e que têm explorado de maneira eficiente os gargalos abertos por antigos conglomerados de negócios.
“Os negócios estão se transformando muito rapidamente. Tudo o que gera gargalo ou é ineficiente será eliminado. E isso inclui negócios inteiros”, disse Alan.
Beth, da Alia Consulting, lembra que esse rápido processo de transformação digital está diretamente relacionado as demandas do novo consumidor. É ele quem tem ditado o ritmo de toda essa mudança no mundo dos negócios a partir de relacionamento por meio de mensageiros de smartphones e até uma forma mais lúdica de comunicação, o que inclui até emojis.
“Percebemos que os consumidores estão mais digitalizados que as empresas, que possuem times não tão digitais assim. Nesse sentido, pergunto: o que vocês estão percebendo nessa questão de demandas digitais?”

Lição de pai para filho

Nesse sentido, o elemento essencial da transformação digital é a mudança cultural na companhia. Guilherme, da Eskala, lembrou de uma conversa que teve com o pai sobre gestão corporativa. Na ocasião, ele teria dito que gerir talentos humanos pode ser um ponto de inflexão tanto para o bem quanto o mal.
“Meu pai dizia que o mais difícil é lidar com gente. Grandes talentos movem os grandes negócios, mas podem gerar grandes conflitos. É por isso que estamos treinando todos os funcionários, sendo um dos treinamentos é o chamado ‘tom de voz’, disse.

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]