/
/
Tecnologia e conselhos de pai: conheça histórias de transformação digital

Tecnologia e conselhos de pai: conheça histórias de transformação digital

A transformação digital é uma pauta comum entre as empresas. No entanto, cada empresa tem a sua própria história para contar dentro dentro desse processo

A experiência do consumidor no mundo digital tem desafiado empresas que deram os primeiros passos rumo a transformação. Há um longo caminho a ser percorrido, mas o que não faltam são boas histórias para falar sobre esse processo dentro das empresas.
O assunto foi discutido no painel “A experiência do cliente na era digital: qual o papel do vendedor na linha de frente?”, no Seminário Transformação Digital e Cibersegurança.
Mediado por Beth Furtado, sócia diretora da Alia Consulting, o encontro abordou histórias e os desafios dos convidados no processo de inserir a companhia dentro da nova ordem mundial da digital.

O jogo agora é digital

Uma dessas histórias contadas no evento foi da Urban Remedy, empresa de produtos naturais. Ela iniciou sua empreitada no ambiente digital nos EUA mas, no Brasil, foi obrigada a mudar a estratégia do seu negócio.
“A Urban Remedy é uma empresa 100% digital que surgiu nos EUA. Lá, vendemos apenas produtos pela internet. Então, um dia, resolvemos atuar no mercado brasileiro e fazer exatamente igual aqui. Notamos a dificuldade das pessoas em se relacionar com o mundo digital, por isso decidimos montar a loja física”, disse Roberta Suplicy, sócia-diretora da empresa.
A Eskala, varejista de moda, passa por um momento inverso: a empresa começou a sua jornada na transformação digital.
Segundo Guilherme Rigonatti, diretor de negócios da empresa, a companhia está redesenhando a jornada do cliente na loja com aplicações mais digitais. Um exemplo é oferta de cartões da loja, que hoje é feita por uma experiência sem filas e por meio de funcionários da empresa a partir de dispositivos móveis.

“Cada vez mais estamos migrando os nossos esforços para mídias digitais não apenas para mensurar resultados, mas também para realizar a granulação de clientes. Hoje não temos e-commerce, não fazemos venda online. Mas isso está nos nossos planos”.

Acelera!

Alan leite, CEO da startup Farm, alertou que as empresas devem acelerar o passo na direção da transformação digital. Afinal, já existem empresas startups de todo o tipo em atuação no mercado e que têm explorado de maneira eficiente os gargalos abertos por antigos conglomerados de negócios.
“Os negócios estão se transformando muito rapidamente. Tudo o que gera gargalo ou é ineficiente será eliminado. E isso inclui negócios inteiros”, disse Alan.
Beth, da Alia Consulting, lembra que esse rápido processo de transformação digital está diretamente relacionado as demandas do novo consumidor. É ele quem tem ditado o ritmo de toda essa mudança no mundo dos negócios a partir de relacionamento por meio de mensageiros de smartphones e até uma forma mais lúdica de comunicação, o que inclui até emojis.
“Percebemos que os consumidores estão mais digitalizados que as empresas, que possuem times não tão digitais assim. Nesse sentido, pergunto: o que vocês estão percebendo nessa questão de demandas digitais?”

Lição de pai para filho

Nesse sentido, o elemento essencial da transformação digital é a mudança cultural na companhia. Guilherme, da Eskala, lembrou de uma conversa que teve com o pai sobre gestão corporativa. Na ocasião, ele teria dito que gerir talentos humanos pode ser um ponto de inflexão tanto para o bem quanto o mal.
“Meu pai dizia que o mais difícil é lidar com gente. Grandes talentos movem os grandes negócios, mas podem gerar grandes conflitos. É por isso que estamos treinando todos os funcionários, sendo um dos treinamentos é o chamado ‘tom de voz’, disse.

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]