/
/
Crise de empregos e a “tempestade perfeita” para o empreendedor

Crise de empregos e a “tempestade perfeita” para o empreendedor

Crise eleva número de profissionais que empreendem no desespero. Com a devida atenção, porém, é possível ter um lugar ao sol

Desde 2012, o número de empresários no Brasil cresceu quase 20%, o que corresponde a 687 mil novos empresários no país que migram da situação de desemprego ou de emprego formal. No total, já são 4,4 milhões de empresários no país, o que representa um crescimento de 6,4% na comparação com o fim de 2016. Os dados são da Pnad Contínua, do IBGE.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Além dos novos empresários, o setor de empreendedorismo recebe também os profissionais autônomos. Com a crise do emprego formal, ao fim de 2017 o Brasil viu pela primeira vez o número de trabalhadores autônomos mais o de trabalhadores informais ultrapassar o número de profissionais com carteira assinada. Os profissionais classificados como conta-própria já correspondem a um quarto do total de trabalhadores brasileiros.

“Tempestade perfeita”

O professor de Administração e coordenador do Centro de Empreendedorismo da FECAP, Edson Barbero, aponta que esse cenário pode significar a “tempestade perfeita” para o empreendedorismo nacional. “O setor recebe muita gente despreparada e no desespero. O nível de inovação é baixo pela redução nos investimentos e o desemprego esfria o consumo”, alerta o professor.

Possibilidades

Barbero afirma que mais do que setores específicos, o empreendedor que decidir por empreender deve focar em oferecer produtos e serviços customizados para o cliente final, algo que as grandes empresas têm dificuldades de oferecer.

Silvio Laban, responsável pelo Centro de Empreendedorismo do Insper, aponta que uma das tendências que deve se solidificar em 2018 é a de consumo relacionado à sustentabilidade. “O consumo sustentável é aquele que assegura que mais pessoas consigam usufruir por mais tempo dos recursos. Isso aborda também questões sociais, como a sobrevivência dos pequenos produtores e manutenção dos empregos por toda a cadeia”, detalha.

Para o especialista, o sucesso das iniciativas sustentáveis está relacionado à capacidade de comunicação das empresas com seu público-alvo e a seriedade da proposta. “A prazo, isso tende a se tornar o mainstream, porque o consumidor tem assumido essa postura. Tudo vai depender de como o varejista vai contar essa história de empreendedorismo verde”, conclui.

Leia também:

Especial varejo de nicho: um mercado que deve crescer em 2018

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]