Atenção, youtuber! Começaram a valer este ano as mudanças no chamado Partner Program, o tal programa de monetização orientado a youtubers. A partir de agora, todos os canais que quiserem ganhar dinheiro com a plataforma, elas serão submetidas a uma análise criteriosa – e não apenas pelo número de visualizações. A empresa promete uma avaliação qualitativa, ou seja, o tipo de conteúdo, o engajamento dos usuários, entre outros critérios.
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De acordo com o Google, a partir de agora, serão admitidos apenas canais com ao menos mil inscritos e, no mínimo, quatro mil horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses. Antes, não havia essa limitação.
Quanto aos canais ativos para monetização, eles serão reavaliados e, caso não cumpram a determinação, eles serão removidos do programa até o dia 20 de fevereiro.
Crise começou nos EUA
Essa não é a primeira mudança do Partner Program. Em 2017, a empresa promoveu a primeira alteração no documento: a inscrição somente poderia ocorrer se a pessoa tivesse mais de 10 mil visualizações no canal.
A “culpa” de todas essas mudanças está relacionado ao escândalo do youtuber Logan Paul, que mostrou o corpo de uma vítima de suicídio. O vídeo viralizou e o Paul foi monetizado pelo vídeo considerado de “mau gosto”. Pior: muitas empresas desistiram de anunciar na plataforma de vídeo justamente por estarem associadas a mídias desse tipo.