Pesquisar
Close this search box.
/
/
Alta demanda por táxi-aéreo: Anac lança app Voe Seguro

Alta demanda por táxi-aéreo: Anac lança app Voe Seguro

Oferecendo viagens rápidas e personalizadas, o setor de táxi-aéreo tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos.

O mercado de táxi-aéreo não para de crescer. Voos rápidos, flexibilidade no horário, exclusividade no atendimento, tranquilidade no embarque, sossego e conforto. Com toda certeza, esses são os principais motivos que estão fazendo com que a demanda pelo serviço de transporte executivo aéreo só aumente. Prova dessa alavancagem está em um relatório da Mordor Intelligence, empresa de pesquisa de mercado global especialista em relatórios personalizados, estimando que o mercado de táxi aéreo alcance uma taxa de crescimento anual (CAGR) acima de 17% até 2035.

Primeiramente, a causa desse progresso é a celeridade. Afinal, com um táxi aéreo, é possível evitar o trânsito intenso das cidades, economizando um tempo precioso. Além disso, como os táxis aéreos geralmente têm acesso a pequenos aeródromos e pistas de pouso em várias localidades, isso permite aos passageiros evitar os grandes terminais congestionados. Em síntese, a consequência é um embarque e desembarque rápido, sem filas ou tempo de espera.

Segurança em táxi-aéreo

Cabe ressaltar que, para operar, as empresas de táxi-aéreo devem cumprir rigorosos padrões de segurança e passar por inspeções regulares. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é a responsável pela regulamentação e fiscalização que operam as aeronaves. Em suma, tais normas têm por objetivo garantir que os passageiros estejam protegidos e que os serviços sejam prestados com a máxima qualidade e segurança.

Assim, justamente para atender às necessidades de um público que valoriza a agilidade, flexibilidade e conforto nas suas viagens, é que a Anac acaba de lançar o aplicativo Voe Seguro.

Segundo a Agência, o app é uma ferramenta essencial para garantir a segurança dos passageiros que desejam contratar serviços de táxi-aéreo. “Com a facilidade de acesso aos smartphones Android e IOS, é possível realizar consultas sobre a empresa ou a aeronave antes mesmo de embarcar”, afirma a Anac, em comunicado.

Na prática, utilizando o Voe Seguro, os clientes de táxi-aéreo têm acesso a informações atualizadas sobre a regularidade da empresa escolhida, como certificações e licenças. Ademais, podem verificar o histórico de segurança da aeronave, incluindo eventuais incidentes ou acidentes registrados.

Como funciona o Voe Seguro?

Ao utilizar o Voe Seguro, o consumidor de serviço de táxi-aéreo tem acesso a informações atualizadas sobre a regularidade da empresa escolhida, como certificações e licenças. Além disso, é possível verificar o histórico de segurança da aeronave, incluindo eventuais incidentes ou acidentes registrados.

A consulta pelo aplicativo é simples e rápida: basta inserir o nome da empresa ou o número de matrícula da aeronave para obter os resultados.

Com essas informações em mãos, o cliente poderá tomar decisões mais conscientes, escolhendo uma opção segura e confiável.

Requisitos para a regularidade do táxi-aéreo

As empresas de táxi-aéreo devem utilizar aeronaves registradas especificamente para essa finalidade. Neste sentido, é fundamental que a documentação das aeronaves esteja em dia, o que inclui registros atualizados, inspeções regulares e as normas de manutenção. Só dessa forma a garantia da segurança e eficiência dos voos estará assegurada.

Além dos requisitos técnicos para os táxi-aéreos, os pilotos também devem cumprir exigências. Dessa forma, é necessário que eles possuam licenças válidas, como a de piloto comercial (PC) ou piloto de linha aérea (PLA), igualmente emitidas pela Anac. Essas autorizações atestam a qualificação e experiência dos profissionais, garantindo que eles tenham o conhecimento necessário para realizar os voos com segurança.

Outro ponto importante é que os pilotos devem manter seus certificados médicos atualizados. Só esses exames são capazes de garantir que eles estão em boas condições de saúde para exercerem suas funções.

Exigências

No Brasil, a Anac exige que as empresas identifiquem no avião a palavra “táxi-aéreo”. Para os pilotos, é dever possuir um mínimo de 500 horas de voo. No entanto, para pilotar à noite ou em condições de chuva, é necessário ter pelo menos 1,2 mil horas de voo.

A Anac também estabelece que os comandantes de táxi aéreo devam passar por treinamentos regulares. Esses treinamentos devem ocorrer três vezes por ano e são essenciais para atualizar as habilidades e conhecimentos dos pilotos. Vale ressaltar que o comandante deve possuir uma licença para piloto comercial ou piloto de linha aérea.

Carros voadores elétricos

Neste ano de 2024, uma das principais novidades para o segmento de táxi-aéreo vem da Hyundai Motor Group, que pretende introduzir no mercado um modelo elétrico. A expectativa da empresa sul-coreana é superar os desafios técnicos e regulatórios para realizar os primeiros testes de voo até dezembro. Essa iniciativa faz parte dos esforços contínuos da Hyundai em desenvolver a próxima geração de transporte, juntando-se a um conjunto crescente de empresas que estão explorando o potencial do transporte aéreo urbano.

A Hyundai pretende obter a certificação do eVTOLs (como os veículos voadores são chamados) nos Estados Unidos para concretizar esse objetivo. Essa certificação é fundamental para garantir que o táxi aéreo cumpra todos os requisitos de segurança e regulamentação necessários para operar comercialmente.

O CEO da Supernal, unidade responsável pelo desenvolvimento da aeronave da Hyundai, Shin Jaiwon, mostrou o compromisso da empresa em se posicionar na vanguarda da inovação.

“A Hyundai está empenhada em criar um táxi aéreo elétrico seguro, eficiente e sustentável, que se torne uma alternativa viável de transporte nas áreas urbanas congestionadas”, disse o executivo, que detalhou o cronograma de operação do táxi-aéreo elétrico durante uma apresentação na conferência de tecnologia CES, em Las Vegas.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]