Pesquisar
Close this search box.
/
/
Corrupção afasta 80% dos jovens em busca de vagas

Corrupção afasta 80% dos jovens em busca de vagas

Empresas marcadas por escândalos estão perdendo a atração aos olhos dos profissionais que buscam trabalho. Entenda as consequências desse movimento

As notícias extensivas sobre corrupção no Brasil e as empresas mencionadas em cada uma delas têm mudado a visão que jovens profissionais têm sobre carreira em grandes empresas. Eles se recusam a sequer se candidatar a uma vaga em companhias que têm histórico de corrupção. Pesquisa da Vagas.com
mostrou que 80% deles ignoram oportunidades nessas empresas.

A empresa entrevistou 1.402 profissionais, sendo 56% deles com nível superior e uma idade média de 26 anos. O levantamento foi realizado em maio e, segundo Rafael Urbano, coordenador da pesquisa, evidente que as notícias diárias sobre o tema, principalmente sobre a operação Lava Jato, influenciou
as respostas.

“Se uma empresa é marcada por desvios de dinheiro, má gestão ou que fere os valores, eles não se candidatam. Claro que pegamos justamente o clima da Lava Jato. Então, as pessoas têm clareza do que é desvio de conduta, de dinheiro e corrupção”, afirma.

Ele explica que os profissionais temem ter suas carreiras vinculadas a empresas com práticas de corrupção. Mas esses jovens não sofrem apenas os efeitos do momento. Urbano explica que, mais do que isso, os jovens profissionais já têm nos seus valores trabalhar em companhias com propósitos claros e transparência na gestão. “Os jovens que estão entrando no mercado de trabalho agora, procuram empresas com ética. O que vem acontecendo no País é marcante, e esses jovens estão mais preocupados se essas empresas vão ao encontro dos seus valores”, afirma.

Essa visão, então, sobre valores está sim relacionado a gerações, principalmente aos Millennials e Z’s. “Tem algum divisor de águas. É uma percepção que eles trazem sobre valorização e respeito”, afirma. De fato, a pesquisa mostra que valores como valorização humana, respeito e ética foram os mais citados pelos pesquisados como os mais importantes para um profissional se candidatar a uma vaga. Veja:

Consequências
As empresas que não são consideradas como empregadoras pelos jovens, podem perder mais do que gente capacitada no futuro. Elas podem perder valor. “Uma empresa que não é atrativa, não é empregadora, e não tem o poder de atração fica fragilizada no médio e longo prazos. Elas precisa precisam mudar suas condutas internas de compliance, trocar o corpo diretivo”, avalia Urbano.

Para o especialista, é possível virar a chave. Um exemplo claro e recente é o da própria Petrobras. A empresa passou por escândalo de corrupção e lavagem de dinheiro, perdeu valor de mercado, mas tem efetuado mudanças e conseguido mante a atratividade no mercado de trabalho. “Apesar do que aconteceu, o que temos acompanhado é que as regras de compliance da empresa mudaram e mudaram as pessoas. Isso provoca uma mudança e ela se tornou atrativa novamente”, afirma.

A pesquisa mostra que, na avaliação dos profissionais ouvidos, o sucesso ou não das empresas está ligado aos valores dela: 89% acreditam nisso e 11% não condicionam os resultados da empresa aos valores.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]