O ecossistema de startups mostra que é possível ter boas ideias e resolver gaps que grandes empresas e o setor público não conseguem resolver. Os unicórnios são aquelas startups que nasceram com um propósito claro e logo ganharam relevância no mercado mundial. No Brasil, os exemplos de 99 táxi, Nubank e PagSeguro levam a esperança a milhares de empreendedores que querem ter seus negócios no meio de grandes investimentos nas mais diversas áreas.
É nesse contexto que o Grupo Padrão, que detém as plataformas de conteúdo NOVAREJO e Consumidor Moderno, criou a Corrida de Unicórnios, primeira corrida do País em busca de novas plataformas e empresas que prometem disrupção em seus nichos. As categorias são: varejo, customer experience e inovação.
Varejo
A primeira etapa foi a de varejo, que, dentre 12 startups selecionadas por um júri especializado, cinco foram para a semifinal: Checklist Fácil, Looqbox, Flowsense, Onyo e Supermercado Now. Na última etapa antes da fase decisiva, três delas se apresentaram no BR Week, o maior congresso de varejo do País.
E, com grande destaque, Onyo, Checklist Fácil e Supermercado Now foram as escolhidas pelos seguintes jurados: João Pirola, diretor de Investimento da Inseed; Roberto Kanter, fundador e CEO da Tempu; Alice Reis Brasil, analista de Inovação de Canais do Grupo Boticário; André Almeida, VP da Vertical de Comercial para América Latina da Unisys; e Edmar, CEO da Croma.
Customer Experience e Inovação
As semifinais de Customer Experience e Inovação ocorreram no festival Whow! de Inovação, também realizado pelo Grupo Padrão. Na ocasião, 12 startups se apresentaram e seis – sendo três de cada vertical – foram vencedoras. Truck Pad, Allya e Heart Care se classicaram para a fase desiciva na categoria de inovação. Na vertical de CX, as startups DisputeClick, SoluCX e Atlas chamaram mais atenção dos jurados para disputar a final.
Os jurados de ambas as categorias foram Joel de Oliveira, sócio-diretor da O2eco; Daniel Miglorancia, cofundador e CEO da Nutty Bavarian; Livia Brando, gestora-executiva de Estratégia e Inovação da EDP; Gabriela Santos, analista de informação do Grupo Boticário.
Finais
As finais de todas as verticais (Varejo, Inovação e Customer Experience) serão realizadas no Conarec, o maior congresso de relacionamento com clientes do mundo. As nove startups, três de cada categoria, farão suas apresentações finais, cada vez em maiores detalhes e com maior exigência do júri especializado.
DATA: 5 de setembro (quarta-feira)
HORÁRIO: 14h às 16h
LOCAL: Conarec 2018
ENDEREÇO: Hotel Transamérica – Av. Nações Unidas, 18.591 – São Paulo / SP





