Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quando o assunto é contratação, você sabe o que é Open Hiring?

Quando o assunto é contratação, você sabe o que é Open Hiring?

Modalidade que sugere menos filtros na hora de formar equipes e mais força na hora de treiná-las tem tudo a ver com o momento de maior diversidade que o mundo está pedindo

Se alguém fizesse uma lista do que mudou com impacto da pandemia de Covid-19 no mundo, tenha certeza: não sobraria uma área imune a essa onda de transformações. O setor de recursos humanos é um deles. Por sua própria natureza de lidar com a gestão de pessoas, ele foi um dos mais atingidos por conta das restrições de mobilidade que mudaram a dinâmica de funcionamento das empresas, bem como as novas formas de atuar – para muitos, o home office agora é uma realidade sem data para acabar. Por isso mesmo, ações de contratação que já saiam do tradicional envio de currículo e entrevista pessoalmente e que vinham sendo testadas de modo beta por algumas empresas dentro e fora do Brasil (mais no exterior, na verdade) ganham destaque por estarem afinadas com os atuais tempos em que vivemos.

Um exemplo disso é o Open Hiring. “Trata-se de um modelo de recrutamento que tem como objetivo possibilitar contratações que não levam em consideração o histórico dos candidatos que estão sendo entrevistados”, explica Bruno Souza, Gerente de Recrutamento da Robert Half, uma das empresas líderes no mundo em recrutamento especializado e eleita, em 2020 para estar na lista da revista “Fortune” das Empresas Mais Admiradas do Mundo.

“O recrutamento remoto ampliou o leque geográfico de opções de candidatos, tornou o processo mais ágil, permitiu entrevistas mais profissionais para cada processo e ainda facilitou a redução de etapas”, acrescenta Bruno. Empresas como a gigante de cosméticos The Body Shop, que pertence agora à Natura, já praticam esse tipo de seleção.

Quer saber mais sobre esse atual momento no campo dos recursos humanos e como fazer para adotar o Open Hiring? Acompanhe:

Mas afinal, o que é o Open Hiring?

A principal característica desse modelo de contratação é não levar em consideração o histórico dos candidatos que estão sendo entrevistados. “Dessa forma, candidatos que em um modelo tradicional poderiam ser excluídos do processo seletivo por falta de experiências profissionais, por exemplo, ganham novas oportunidades”, explica Bruno Souza.

“Além disso, por não impor barreiras ou filtros sobre formação ou histórico profissional, acaba ampliando os possíveis candidatos, tornando o processo por si só mais diverso, especialmente para posições de entrada em que o profissional pode ser treinado para a função.” Ou seja, desta maneira, a finalidade da contratação está muito mais antenada com o que pede os novos tempos: inclusão, diversidade, criatividade e experiências diferentes para se somarem ao todo das empresas.

Mudanças trazidas pela pandemia

Para o expert, que comandou uma pesquisa  justamente falando sobre meios de contratação em plena pandemia, o cenário que temos agora – de adaptação e busca de outros formatos – veio para ficar. “Durante o mês de novembro de 2020, realizamos uma sondagem com base na percepção de 1.161 profissionais brasileiros para a elaboração da 14ª edição do Índice de Confiança feito pela Robert Half. Identificamos que, para 90% dos recrutadores entrevistados, a pandemia representou uma quebra no modelo tradicional de recrutamento e seleção e por conta da necessidade de distanciamento social, o recrutamento remoto tornou-se realidade”, ressalta ele.

“Aliás, na percepção de 92% dos profissionais, com o fim da pandemia, os processos se manterão de forma híbrida, mesclando etapas presenciais e virtuais.” A hora de apostar e testar é agora.

Busca por diversidade e inclusão

Usar o Open Hiring ou a Seleção às cegas são maneiras de quebrar um pouco um ciclo de contratações que, no Brasil, principalmente, acaba privilegiando o mesmo tipo de candidato – pessoas brancas, que têm condição financeira de razoável à muito boa, que estudaram em faculdades de renome, etc. E isso é tudo que o momento pede, como explica o Bruno Souza.

“Com esses processos, o principal objetivo é manter o foco nas competências do candidato, eliminando julgamentos precipitados no momento da avaliação”, destaca ele. “É importante ter em mente que nem sempre o candidato mais competente em termos técnicos, com certificações e experiência de trabalho, é o candidato ideal para determinada vaga. Afinal, critérios comportamentais, como habilidade de comunicação, facilidade de trabalhar em equipe, sinergia com a cultura da empresa, etc, também precisam ser avaliados. Dessa forma, as empresas serão capazes de formar times mais diversos e talentosos”, enfatiza.

Valorização das soft skills

Muitos especialistas têm reforçado a importância das visões diferentes vindas de experiências de vida diversas, bem como de fatores mais “subjetivos” na hora da contratação, como habilidade de comunicação ou criatividade.

Se você ainda duvidava desses elementos como necessários no atual momento pós-chegada da pandemia, Bruno Souza reforça essa ideia: “A pandemia acelerou um processo que já estava em andamento há alguns anos, que é o de valorização das habilidades comportamentais, ou ‘soft skills’. Esse conjunto de habilidades, que vão além dos fatores técnicos, será cada vez mais demandado no mercado de trabalho, inclusive no período pós-pandemia”, diz ele. “As ‘soft skills’ mais valorizadas no momento são pensamento estratégico, comunicação, agilidade, inovação e adaptabilidade”, acrescenta.

Como adotar o Open Hiring?

Você tem uma empresa (não importa muito o tamanho) e quer saber por onde começar? Bruno indica um caminho: “Essa forma de seleção pretende reduzir a desigualdade, mas também traz outras vantagens às empresas. O mais importante, no entanto, é que as organizações que pretendem implementar esse tipo de modelo de contratação estejam maduras com relação ao tema. Não basta apenas a área de Recrutamento e Seleção estar engajada no processo, é fundamental que a cultura da empresa e os líderes estejam preparados para lidar com este tipo de recrutamento”. Sem um incentivo e um entendimento que seja de cima para baixo, não há forma de implementar esse tipo de contratação.


+ Notícias 

Organize-se: confira 10 hábitos que ajudam na produtividade diária 

O mito em torno da resiliência: entenda o que é e use a seu favor 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]