Pesquisar
Close this search box.
/
/
Consuma mais: mais inteligente, mais consciente, mais compartilhado

Consuma mais: mais inteligente, mais consciente, mais compartilhado

"Surgiram várias iniciativas para diminuir o impacto ambiental. Começamos com a reciclagem de materiais, mas percebemos que há muitas outras alternativas"

Estamos adiando levar este papo a sério. A gente sabe que uma hora vamos ter que parar para discutir de verdade, mas por enquanto seguimos consumindo despreocupadamente. Vários estudos mostram que o ritmo de consumo não pode continuar da mesma forma por muito mais tempo. Populações crescem e, o que chamamos de desenvolvimento, requer cada vez mais gente com acesso a bens materiais e energia. Não há como o planeta se renovar e fornecer condições para este crescimento.

Quem explica isso muito bem é a Global Footprint Network – organização que mede o consumo dos recursos naturais e informa a data em que a capacidade de renovação do planeta para um ano foi esgotada.

O último cálculo publicado mostra que, desde o dia 2 de agosto deste ano, a humanidade já esgotou todos os recursos que o planeta teria condições de renovar nos próximos 365 dias. Ou seja, até 31 de dezembro estaremos consumindo antecipadamente o “estoque” de 2018. E assim nossa dívida vai aumentando…

Confira a edição digital da revista Consumidor Moderno!

Mas esta não é uma análise catastrófica. É uma visão otimista, que celebra o fato de que agora conhecemos o problema e poderemos buscar soluções.

Desde que, há poucas décadas, o consumo começou a ser questionado, surgiram várias iniciativas públicas e privadas para diminuir o impacto ambiental. Começamos estimulando a reciclagem de materiais, mas percebemos que há muitas outras alternativas. Aprendemos a compartilhar, alugar, trocar, não deixar parado e até, quem diria, a consumir menos.

Do ponto de vista industrial e do poder público, existem muitas atividades já em prática: melhoria dos processos produtivos, transformação de resíduos em insumo, uso mais eficiente da água etc. Já no lado privado, em nosso dia a dia, também temos muitas notícias boas todos os dias. No ano passado o Ibope Conecta fez uma pesquisa, encomendada pela OLX, para entender como o brasileiro está se relacionando com o consumo e o acúmulo de produtos em casa. Esse estudo descobriu dados muito otimistas. Mais de 91% dos internautas brasileiros assumem que têm produtos sem uso em suas casas, e destes, mais de 84% estão dispostos a vender.

Leia também: Duplamente sustentável – aumenta o consumo de bicicletas na OLX

A pesquisa também constatou que o internauta brasileiro tem, em média, mais de R$ 4.200,00 em produtos sem uso em casa que podem ser vendidos. E estender a vida útil de um produto passando para outra pessoa é muito mais econômico para o planeta do que reciclar um mesmo produto.

Cruzando esses dados com o fato de que somente 15% dos brasileiros com acesso a internet já vendem produtos usados, fica fácil entender o potencial de crescimento do consumo de usados. O panorama é animador. Só na OLX, todos os meses 700 mil brasileiros desapegam pela primeira vez.

Nesse modelo de consumo, onde o consumidor é quem dita as regras, os preços e as condições; todos ganham – quem vende, quem compra, a comunidade e o meio ambiente.

Felizmente, vemos cada dia mais gente trocando o verbo consumir por emprestar, substituindo o hábito de acumular pelo de desapegar. E desta forma, transformando a perspectiva de um futuro caótico em uma realidade mais compartilhada, mais divertida e mais consciente.

Hoje, comprar e vender usados ainda é opção. Vamos nos esforçar para que continue sendo assim.

*Pupo Neto, diretor de Branding e Customer Service da OLX Brasil

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]