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Consumo das famílias registra melhora significativa em fevereiro

Consumo das famílias registra melhora significativa em fevereiro

Relatório mensal da FecomercioSP revela que consumo das famílias está aumentando. Confira os números divulgados pela entidade

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) divulgou nesta segunda-feira que o consumo das famílias aumentou 21,5% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A pesquisa endossa o mesmo panorama positivo apresentado pela Confederação Nacional do Comércio, que também revelou alta no indicador.

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Tendo como base o resultado de janeiro, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de fevereiro teve seu maior avanço mensal, desde dezembro de 2012. A alta em relação ao mês anterior foi de 5,5%.

No comparativo anual, o quesito Renda Atual apresentou melhora de 23,7% em fevereiro. Os outros dois itens que atingiram patamares satisfatórios são os relacionados a mercado de trabalho. Do total de entrevistados, 55% projetam um cenário de mais oportunidades para nos próximos seis meses.

De acordo com a assessoria econômica da entidade, o crescimento da renda e e das perspectivas de emprego são cruciais para que haja disponibilidade de aumento do consumo.

Consumo das famílias por faixa de renda

Em relação às faixas de renda, a FecomercioSP destaca que ambas registraram crescimento mensal nos seus índices. A maior evolução foi das famílias com renda superior a dez salários mínimos, com  7,1% de variação positiva.

O ICF das famílias com renda abaixo dos dez salários mínimos continua subindo, mas ainda se posiciona no patamar de insatisfação, registrando em fevereiro crescimento mensal de 4,9%. Para esse grupo, há um grau mais elevado de satisfação em relação ao emprego e à renda, mas, por enquanto, o consumo ainda se recupera de forma menos acentuada.

Diante dos resultados, a FecomercioSP destaca que essa sequência positiva do ICF indica que o setor deve ter ritmo de vendas mais elevado neste ano, uma vez que a intenção de consumo aumentou quase 22% em um ano. Ainda segundo a entidade, a inflação e os juros em queda favorecem a ampliação do consumo, em conjunto com a leve melhora do mercado de trabalho.

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