A despeito da pandemia e da mudança nos hábitos de consumo que veio em sua esteira, a busca por produtos sustentáveis chegou para ficar. Uma pesquisa do Mercado Livre mostra um salto de 55% na busca por essa categoria entre junho de 2019 e maio deste ano.
São 2,5 milhões de usuários de toda a América Latina que compraram produtos com proposta sustentável. Só no Brasil foram 1,4 milhão de consumidores.
Bicicletas, Iluminação de LED e sacolas ecológicas são alguns exemplos dos produtos que ocupam o topo dos mais vendidos no Brasil. Escova de bambu e canudos reutilizáveis lideram a lista na América Latina.
O aumento da demanda encontrou eco entre os empreendedores. Só no Brasil, entre 2017 e 2020 o número de vendedores que oferecem produtos sustentáveis aumentou 198%. A quantidade de itens nessa categoria teve aumento de 322% em igual período
“Os números alcançados reforçam a assertividade da nossa estratégia, que tem como objetivo dar aos consumidores a oportunidade de fazer escolhas que gerem impactos socioambientais positivos”, afirma Laura Motta, gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre.
A equipe de Sustentabilidade é responsável em fazer a curadoria dos vendedores que querem se casdastrar nessa categoria.
PANDEMIA TRAZ REFORÇO À CATEGORIA
De acordo com a pesquisa, a pandemia do novo coronavírus trouxe um reforço extra na busca por produtos sustentáveis. O levantamento do Mercado Livre apontou que o total de usuários que visitaram a seção de produtos sustentáveis no Brasil duplicou na passagem de março para maio de 2020. O número de compradores totais da categoria cresceu 100%, enquanto o de novos compradores no geral avançou 130% em igual período.
Itens classificados como reutilizáveis e lixo zero, como desodorantes sem plástico, copos menstruais e sacolas ecológicas lideraram as compras no período. Painéis solares fotovoltaicos e mobilidade sem emissões, como bicicletas tradicionais e elétricas também estão na lista dos mais procurados durante a pandemia.