/
/
O que o consumidor ganha com o crescimento das fintechs?

O que o consumidor ganha com o crescimento das fintechs?

Quanto mais empresas entram no mercado financeiro, mais numerosas são as oportunidades e melhor a experiência do consumidor

Apostando em tecnologia, experiência e desburocratização, as fintechs ganham cada vez mais espaço no Brasil. De acordo com a pesquisa Fintech Deep Dive, 65% das fintechs brasileiras esperam dobrar a receita em 2022. Tanto potencial atrai empresas de diferentes setores a apostar em criar o próprio banco digital.

Durante o Conarec 2022, no painel “Todas as empresas querem ser fintech. O que o consumidor ganha com isso?”, a mediadora Ingrid Linker, fundadora e COO da Fintech Linker, conversou sobre o momento do mercado financeiro com Ana Paula Kagueyama, head global de customer services e site leader da Paypal; Daniel Moretto, CSO da CSU; Newton Ferrer, diretor comercial da Conectcar; e Raul Moreira, coordenador do comitê de inovação do Banco Original.

Linker, lembra que as fintechs trouxeram a oportunidade de tornar os serviços financeiros escaláveis. “As facilidades oferecidas pelo modelo não são poucas, o que leva muitas empresas a criarem seus próprios bancos. Isso traz muitas oportunidades, como a inclusão. A boa bancarização ainda é um problema no Brasil, há uma parte importante da população desbancarizada. Ter uma conta em banco não é questão de luxo, é uma necessidade”, afirma.

Nesse sentido, as empresas que criam bancos digitais acabam por oferecer uma experiência mais completa e criar valor adicional junto ao consumidor. Principalmente pelo fato de que as fintechs são especialistas em criar soluções para dores. É o que explica Ana Paula Kagueyama: “As fintechs ganharam espaço no mercado ao buscar as melhores soluções para resolver problemas muito claros e trazer benefícios para os clientes. A digitalização, a competitividade e a forma como as coisas estão mudando fazem com que a gente olhe para o cliente de forma mais focada. Ganham a experiência e o consumidor”.

Raul Moreira, do Banco Original, destaca que esse processo ocorre devido a três eixos principais. “O primeiro é o novo consumidor, mais adepto. Antigamente, a gente imaginava que a marca seria uma barreira para a aceitação das fintechs, mas isso não acontece com os novos entrantes. Outro é a evolução da tecnologia que trouxe um processo de mudança muito rápido. E por fim, a regulamentação, que no Brasil ganhou uma estrutura invejável e permite o avanço na inclusão financeira e digital da população.”

Isso permitiu o lançamento e rápido progresso do PIX e vai impactar positivamente no Banking as a Service (BaaS). “Nos próximos dois anos vamos ter muitos avanços e a condução do Banco Central em relação a isso está de parabéns. O BaaS traz a oportunidade de empresas atuarem no mercado financeiro, nós já temos clientes que processam toda a folha de pagamento dentro do próprio banco. Empresas pequenas que estão entrando agora vão trazer uma novas visão e soluções para o mercado. É preciso ficar de olho em questões como criptomoeda, pagamento instantâneo, open finance”, alerta Daniel Moretto, da CSU.

Experiência e segurança como fatores essenciais

Paula Kagueyama alerta que montar uma empresa de meios de pagamentos não é tão fácil. “O grande desafio é se proteger de fraudes sem atrapalhar a experiência do cliente. Recebemos muitos ataques diariamente e precisamos estar preparados para isso, ao mesmo tempo não podemos colocar muitas fricções na jornada. Essa segurança requer muita informação de qualidade e tecnologia”, diz.

A CSU, empresa especializada em gestão de meios eletrônicos de pagamento, tem o desafio de colocar um banco digital com a marca das empresas clientes no ar em 60 dias. Isso só é possível graças ao conhecimento e estrutura de anos da empresa. Moretto explica que muitas startups e fintechs que iniciam no mercado não estão preparadas para fraudes e acabam vendo o negócio desandar por causa disso.

“A segurança faz parte desde do onboarding, até CX e transações, porque todas essas etapas estão sujeitas a fraude. Não existe ninguém seguro, mas se acontecer alguma coisa, você está preparado?”, provoca Daniel.

Quanto mais empresas entrarem no mercado financeiro, mais oportunidades e inteligência de mercado serão criadas. Mas, como lembra Newton Ferrer, essa evolução precisará estar sempre focada no cliente e preocupada com a personalização. “Há uma tendência para a digitalização, mas o mercado ainda busca uma estabilização para evitar picos e tornar o negócio sustentável. Retorno e benefícios para o cliente devem ser pensados ao longo do tempo e a evolução da jornada precisa pensar em produtos e serviços que façam o cliente se sentir à vontade”, diz.


+ Notícias 

Cultura analítica transformando o CX

De que maneira a diversidade melhora a experiência do cliente? 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]