Mesmo diante de um cenário econômico retraído e de inflação alta, o consumidor brasileiro segue disposto a realizar mais compras. O dado vem do recente Relatório Comércio sem Fronteiras do PayPal de 2022, sobre comportamento e consumo em diversos países.
De acordo com o levantamento da PayPal, o Brasil tem uma população considerável de consumidores de alta renda, que continuam consumindo em um bom ritmo, mas, agora, estão comprando do exterior em quantidades recorde. Quase 72% dos brasileiros que fazem compras online recorrem a vendedores no exterior, o que representa um aumento de quase 14% em relação a 2020.
O estudo também revela que há uma disparidade maior agora entre consumidores de alta e baixa renda: em 2021, este indicador atingiu seu valor máximo em 17 anos.
72% dos brasileiros que fazem compras on-line recorrem a vendedores no exterior
Principais motivadores para o consumidor brasileiro
O estudo Relatório Comércio sem Fronteiras do PayPal de 2022 aponta alguns aspectos que definem o atual comportamento de consumo do brasileiro
A tecnologia é um deles. O comércio móvel é o método favorito de compra pela internet no Brasil. Dois terços dos consumidores móveis preferem aplicativos a navegadores para comprar. Já o uso de marketplaces nas redes sociais cresceu 15% no último ano.
A preocupação ambiental é outro tema. Três quartos dos brasileiros estão dispostos a pagar mais para comprar de marcas mais éticas. Uma das avaliações do estudo é a de que as marcas que estejam pensando em entrar no mercado brasileiro devem ter essa consciência ecológica.
A proteção de dados também é levada a sério pelo consumidor brasileiro. Três quartos dos compradores pesquisados pelo estudo da PayPal estão ficando cada vez mais preocupados com este tema. Para ter sucesso no e-commerce brasileiro, os especialistas da PayPal sugerem que as marcas ofereçam opções de pagamento que levem a sério a criptografia, o monitoramento e a proteção de dados.
36% dos brasileiros são nativos digitais com até 24 anos
68% levam em consideração os valores da empresa antes de comprar
58% dos consumidores esperam que as marcas protejam seus dados
3 conclusões sobre o comportamento de consumo do brasileiro
Por fim, o estudo da PayPal aponta três características do comportamento de consumo do brasileiro que devem nortear as estratégias das marcas que apostam nesse mercado. São eles:
- O parcelamento coloca sua empresa na dianteira
Apesar dos desafios econômicos, o consumo no Brasil continua aumentando, o que indica que possíveis mudanças na situação financeira de um comprador pode afetar sua necessidade ou desejo de comprar determinado produto. O parcelamento pode ser uma estratégia inteligente para agradar um mercado consumidor que passa por incertezas econômicas, mas ainda mostra disposição em comprar. - Os brasileiros se preocupam com a ética, e sua empresa deve se preocupar também
A responsabilidade social é um fator importante para os brasileiros — e suas decisões de compra são influenciadas por ele. As marcas que desejem entrar nesse mercado devem demonstrar não apenas seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, mas também o que estão fazendo para apoiar seus clientes, funcionários e o mundo. Essa maior transparência é muito bem-vista pelos consumidores brasileiros. - Leve a proteção de dados a sério
A proteção de dados é um problema sério na maioria dos mercados, e o Brasil não é exceção. As empresas que querem atrair novos clientes precisam oferecer opções de pagamento seguras e adotar outras medidas para proteger os dados confidenciais dos clientes. Uma atitude despreocupada em relação à segurança de dados pode minar a confiança dos consumidores brasileiros.
Fique ligado na hashtag #CMPayPalCX. Seguiremos com mais dados sobre o Relatório Comércio sem Fronteiras do PayPal de 2022, apresentado o comportamento de consumo e mercado de outros países.
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