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Comportamento e consumo: o estilo francês de consumir

Comportamento e consumo: o estilo francês de consumir

Os consumidores franceses adoram o comércio eletrônico, não abandonam as compras presenciais e respeitam as regras locais

Na França, a confiança do consumidor está de volta. Embora só dois terços da população esteja otimista quanto à recuperação econômica, este é o patamar mais alto desde março de 2020. Este é mais um dado do Relatório Comércio sem Fronteiras do PayPal de 2022.

Ainda que muitos compradores franceses indiquem uma intenção de gastar menos devido a diversos fatores sócios-econômicos em curso, houve um aumento significativo nos gastos em comparação a fevereiro de 2021, segundo o estudo.

O “consumo romântico” do francês

Sem dúvida, as ruas da França são um belo convite para ir às compras. Embora o comércio eletrônico tenha se expandido rapidamente por lá durante a pandemia, mais da metade dos franceses retomou as compras presenciais logo após o fim dos lockdowns.

Por outro lado, embora o comércio eletrônico francês seja altamente regulado, os sucessivos lockdowns levaram mais consumidores e vendedores para a internet. De acordo com o estudo da PayPal, no último ano, 17.400 empresas passaram a vender pela internet na França.

Agora, 70% da população compra on-line, com uma das maiores taxas de gasto da Europa. A Amazon é a maior loja virtual em termos de faturamento líquido. Para ajudar a manter a competitividade do mercado internacional, o governo francês modifica constantemente as regulamentações sobre empresas e consumidores.

Como navegar no mercado altamente regulamentado da França

Embora a França seja um mercado lucrativo, é também bastante regulado. Para criar um site local, as marcas interessadas devem seguir as regras sobre vendas, impostos, devolução e uso do idioma francês, aponta o estudo da PayPal.

As marcas também precisam se preparar para seguir as rigorosas regulamentações sobre promoções na França — os chamados ‘les soldes’. Os varejistas só podem vender itens em promoção em determinadas épocas do ano e devem anunciá-los com antecedência.

Principais motivadores do consumo na França

Tecnologia

Os marketplaces nas redes sociais são alguns dos novos canais de compra, uma mudança impulsionada pela geração Z, segundo o estudo da PayPal. Embora os mecanismos de busca continuem sendo a principal forma de se descobrir novos vendedores, os anúncios nas redes sociais galgaram posições, ocupando agora o segundo lugar.

Comportamento e Cultura

O preço ainda é o principal fator na decisão de compra entre os franceses, mas a sustentabilidade e a transparência estão se tornando cada vez mais importantes. De acordo com o estudo, em 2021, observou-se um aumento de 42% na compra de produtos sustentáveis na França. A indústria da moda francesa também está passando por um momento de crescimento da “slow fashion”, coleções feitas em pequenas quantidades e com materiais de maior qualidade.

Expectativas dos clientes

A praticidade das compras online se tornou parte da vida cotidiana na França, mas o preço continua sendo o principal fator na decisão de uma compra internacional para os franceses. Se consideram que o preço é bom, os franceses toleram até mesmo longos prazos de entrega: 62% dos compradores on-line entrevistados no estudo da PayPal, afirmaram que vale a pena esperar e pagar mais barato. Já 42% relataram que desconsideram características que consideram ruins de uma marca caso o preço seja mais favorável.

70% da população francesa compra on-line, com uma das maiores taxas de gasto da Europa

76% usaram o Facebook para fazer uma compra, seguido do Instagram e do Snapchat

60% estão dispostos a pagar mais por marcas mais sustentáveis

65% dos consumidores franceses procuram ativamente as melhores ofertas

Principais conclusões sobre o comportamento de consumo dos franceses

Como as marcas devem transacionar com os consumidores franceses? Para marcas interessadas nesse consumidor, o estudo da PayPal aponta algumas características importantes sobre o comportamento de consumo dos franceses:

Unifique as experiências digital e presencial – Em um mercado tão lucrativo e consolidado, os clientes estão gostando de ter experiências diferentes de compra, como o comércio rápido, marketplaces em rede social e compras presenciais. Empresas internacionais que desejem entrar neste mercado devem avaliar a possibilidade de adotar uma estratégia multicanal para atrair esses consumidores e oferecer uma experiência inovadora que chame a atenção.

Aprenda a competir com praticidade – Os consumidores franceses modificaram seu comportamento e migraram para as compras on-line. À medida que os vendedores locais migraram para a internet, observou-se uma explosão no mercado de compras rápidas. Agora que os consumidores se acostumaram à praticidade das entregas em menos de uma hora, os vendedores internacionais podem recorrer a sustentabilidade, valores da marca ou preço para permanecerem competitivos no mercado francês.

Siga as regulações locais – Para criar um site local, os vendedores devem seguir as regras sobre vendas, impostos, devolução e uso do idioma francês. Embora a Amazon seja a maior loja virtual da França, o governo está tentando taxar as vendas digitais das grandes multinacionais de tecnologia. Os vendedores podem fazer parcerias com marketplaces locais ou em redes sociais para navegar neste mercado extremamente regulado.


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