Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conheça a metodologia e algumas conclusões do Prêmio CM

Conheça a metodologia e algumas conclusões do Prêmio CM

O Grupo Padrão organizou um encontro para explicar a metodologia e alguns dos principais insights do estudo que resultou no Prêmio Consumidor Moderno

Executivos de diferentes setores da economia se reuniram, no último dia 5, para conhecer a metodologia e analisar os principais insights do estudo que deu origem ao Prêmio Consumidor Moderno – a maior premiação de excelência no atendimento ao cliente. O estudo foi desenvolvido pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) em parceria com a consultoria OnYou. O levantamento foi feito a partir de 4565 avaliações, realizadas com as 200 empresas finalistas de 52 diferentes segmentos. A metodologia adotada no estudo envolve uma abordagem tanto quantitativa quanto qualitativa e dividida em duas etapas: avaliação da estrutura de atendimento e avaliação da qualidade do atendimento. No item estrutura, foram consideradas os seguintes critérios: informações gerais sobre o SAC, gestão do atendimento, indicadores gerais, indicadores de resolutividade, recursos humanos e estrutura do atendimento. Na qualidade, foram considerados o universo de atendimento nos canais indicados pelas empresas, tais como o telefone, email, chat e redes sociais. Cada quesito tem um peso diferente. A estrutura de atendimento tem um peso de 35%. A qualidade de atendimento o peso de 65%. A partir desses critérios de análise, a OnYou contratou e treinou pessoas para a função de cliente oculto. Eles avaliaram os canais de atendimento a partir dos critérios de qualidade e quantidade mencionados anteriormente.

O resultado

O levantamento exibiu diversos resultados importantes, alguns deles positivos, outros nem tanto. Um deles foi a pontuação média do atendimento no Brasil ficou abaixo da expectativa do estudo. Segundo os dados, o percentual médio ficou em 66%, um número considerado abaixo do “aceitável: mais de 85%. Pior: essa média tem se mantido estável desde 2015. Jacques Meir, diretor-executivo de conhecimento do Grupo Padrão, falou sobre esses resultados e “puxou a orelha” dos executivos sobre a média das empresas no estudo e creditou parte da responsabilidade a uma mentalidade de pluricanalidade das empresas. “O atendimento hoje não é integrado, ou seja é apenas multicanal. Na verdade, o que notamos é que as empresas possuem muitos canais não integrados, logo são pluricanais. É notório o esforço de abertura de canais, mas é preciso integrá-los”, defendeu. “Existe um desejo das empresas de serem multicanais, mas ainda falta bastante para chegar a um nível de maturidade. Uma das poucas empresas que alcançaram esse feito foi a Mercedes Benz”, completou Patrícia Rostock, diretora da consultoria OnYou.

O telefone (ainda ) é o principal canal

Outro importante insight do estudo é que o telefone ainda é o principal meio de comunicação. De acordo com o levantamento, todas as empresas finalistas do estudo informaram que possuem um canal telefônico com o cliente. O email representa pouco mais de 96% das empresas, seguido das redes sociais citada por 94%. O WhatsApp chegou a 11% este ano. “Notamos um recuo das redes sociais nos resultados deste ano. Em 2017, o percentual de empresas era de 94%, este ano foi de 90%”, disse Meir.

O principal indicador do SAC

Outro “puxão de orelha de Meir” ocorreu durante a exibição dos principais indicadores do SAC repassados aos maiores executivos da empresa. A partir dos dados do estudo, Jacques Meir afirmou que o tempo médio de ligação foi o item mais apresentado aos maiores executivos de uma empresa – citado por 86% dos entrevistados. O percentual de abandono das ligações é o item mais mencionado pelas companhias (85%), seguido do tempo médio de espera. “O índice de satisfação aparece apenas em quarto. A satisfação do cliente deveria ser o indicado mais importante para uma empresa, mas abandono de ligações e tempo médio de espera foram os mais citados”, disse Meir. Meir, no entanto, destacou ainda o lado positivo do estudo, o chamado lado cheio do copo do atendimento ao cliente: se os indicadores estão baixos, isso significa que há uma margem generosa para crescimento para o próximo ano. Ano importante, aliás: serão 20 anos do Prêmio Consumidor Moderno.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]