Algumas atitudes que temos podem nos sabotar. É o nosso lado iguana. Nós temos, as empresas têm. Apesar de formada em Engenharia de Produção, Graziela Di Giorgi sempre trabalhou com marketing. Além disso, é apaixonada por economia comportamental.
Inscreva-se aqui e
ganhe uma condição especial
Ao analisar empresas, ela consegue traçar um paralelo com o comportamento humano, em geral. E descobre porque é tão difícil criar inovação. Em seu livro, O Efeito Iguana – Descubra como as empresas inovadoras se diferenciam e saia da inércia! (Alta Books, 2015), ela aponta 12 vieses que dificultam o processo de inovação e indica caminhos para driblar esses vieses.
Muitos deles estão intimamente relacionados ao nosso comportamento. Por exemplo, você sabia que temos uma necessidade por recompensas a curto prazo? Por isso é tão frustrante ter que guardar dinheiro para comprar algo depois, ao invés de simplesmente comprar logo e parcelar o pagamento.
Por esses comportamentos primitivos, Grazi compara as empresas a iguanas. Ela irá falar sobre o assunto no Conarec 2016, evento realizado pela Consumidor Moderno.
No site do Conarec, é possível conferir a entrevista completa com a autora. Aqui, uma pequena amostra de tudo o que ela tem para falar.