Os usuários de redes sociais confiam cada vez menos no Facebook. A conclusão é de um estudo divulgado esta semana pela Insider Intelligence. O levantamento ainda indica que a queda na confiança foi generalizada entre todas as redes sociais.
Apenas 18% dos usuários de redes sociais dos Estados Unidos estão confiantes de que o Facebook protege sua privacidade e dados, 9 pontos abaixo dos 27% registrados no ano passado. A confiança é particularmente baixa entre os usuários mais velhos e mais jovens pesquisados, com apenas 10% na geração baby boomer e 18% na geração Z.
2021- 2022
Geração Z [18-25] 28% 18%
Millenials [26-41] 29% 29%
Geração X [42-57] 28% 19%
Baby Boomers [58-76] 21% 10%
Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente
Pinterest é considerada plataforma mais confiável
Apesar de a confiança ter diminuído em todos os aplicativos sociais em 2022, o Facebook foi de longe o menos confiável entre as nove principais plataformas analisadas pelo estudo Digital Trust Benchmark este ano.
A previsão da Insider Intelligence, inclusive, é que o aplicativo da Meta perderá pela primeira vez este ano usuários mensais nos EUA. O cálculo total da confiança é feito a partir das pontuações ponderadas de cinco pilares do benchmark, segurança, comunidade, legitimidade, experiência com publicidade e relevância dos anúncios.
Leia Mais: Senso de comunidade é maior desejo da Geração Z
Confira a queda no percentual de confiança de acordo com os pilares de benchmark analisados pela Business Inteligence:
Instagram -5,9%
LinkedIn -5,8%
Reddit -5,7%
Facebook -5,1%
Twitter -4,8%
Snapchat -4,4%
TikTok -3,8%
Pinterest -3,4%
YouTube -2,8%
O Pinterest superou o LinkedIn para se tornar a plataforma social mais confiável no estudo deste ano, enquanto o Facebook ficou na retaguarda, com a Insider Intelligence dizendo que, embora tenha pontuado bem em relevância de anúncios, não o fez nos outros quatro pilares em que seu relatório se baseia: experiência do anúncio, comunidade, legitimidade e segurança.
Leia Mais: Como as marcas se aproximam dos usuários no TikTok
A Insider Intelligence pontuou que “a confiança pode ajudar uma plataforma social a se destacar entre os anúncios concorrentes. Quem promove o envolvimento e as interações positivas do usuário vai se beneficiar em ter uma base de usuários com maior probabilidade de se envolver com a publicidade”.
Ainda segundo o levantamento, a análise da queda acentuada no sentimento do usuário deve ser um alerta para os anunciantes. Embora seja notável que Pinterest e LinkedIn tenham a classificação mais alta, a Insider Intelligence alerta que essas redes sociais podem não ser as mais adequadas para todos os anunciantes.
+ Notícias
Copa, Black Friday e Natal são oportunidades para mudar o relacionamento com o consumidor