/
/
Falta de confiança abala vínculo com marcas, diz Ipsos

Falta de confiança abala vínculo com marcas, diz Ipsos

Estudo revela que 78% dos brasileiros não acreditam que as empresas cumpram o que prometem, revelando o que ainda gera boas experiências no País.

A relação entre marcas e consumidores está fragilizada – e a causa central é a falta de confiança. Segundo o estudo CX Global Insights 2025, da Ipsos, 78% dos brasileiros afirmam que as empresas não cumprem com o que prometem. O índice, alarmante, coloca o País entre os mais céticos da pesquisa, que ouviu 36 mil pessoas em 26 mercados.

Somado a isso, Sidnei Martinez, BR CX Account Director do instituto, explica que o contexto econômico atual se torna um agravante.

“Estamos oficialmente pessimistas com a economia do País. Isso é, obviamente, uma visão do cidadão, dos brasileiros. Quando a percepção é negativa, os consumidores reduzem gastos, se tornam mais críticos, individualistas e menos abertos à inovação”, considera.

Para a Ipsos, o contexto brasileiro exige mais do que campanhas de marketing bem elaboradas: é necessário gerar valor real, com experiências que sejam ao mesmo tempo funcionais, emocionais e coerentes com o discurso das marcas.

“Estamos muito carentes em quem confiar. Alucinadamente, os consumidores buscam isso e nós, enquanto agentes de relacionamento, precisamos buscar essa confiança.”

Discurso x Prática

Ainda no Brasil, 6 em cada 10 entrevistados (63%) dizem que as marcas não entendem suas reais necessidades, enquanto 72% não acreditam que as empresas se importem com os clientes de forma genuína.

A desconfiança se acentua diante de jornadas inconsistentes, promessas não cumpridas e interações despersonalizadas.

O reflexo disso é direto na fidelização. O levantamento mostra que 78% dos brasileiros afirmam que trocariam de marca após uma experiência ruim. Reforçando que uma única falha pode ser decisiva em um contexto em que as relações já estão tensionadas.

Para o executivo, entender o cliente com profundidade, entregar experiências com coerência, empatia e clareza alinhando discurso e prática, será determinante para a manutenção da imagem das companhias.

“É brutal a forma como as atividades mercadológicas são potencializadas por boa reputação e relações de confiança. Se os clientes perceberem que estão sendo tratados de forma injusta, a reputação da empresa pode ser seriamente danificada.”

O que ainda gera boas experiências?

Em meio ao cenário de desconfiança, o relatório mostra que ainda há caminhos concretos para reconquistar os consumidores.

Para os brasileiros, as experiências mais positivas estão diretamente ligadas à resolução de problemas, atendimento eficiente e comunicação clara.

A principal expectativa está na funcionalidade: 59% dos entrevistados no Brasil destacam que a empresa “faz o que diz que vai fazer” como o principal fator para uma boa experiência. Em seguida, aparecem o atendimento rápido e fácil (58%), o recebimento do produto ou serviço conforme prometido (53%) e a facilidade de entrar em contato com a empresa (51%).

Em termos de vínculo emocional, 42% valorizam quando são tratados com respeito e empatia, e 35% quando a empresa demonstra cuidado genuíno com o cliente. Já entre os fatores relacionados à consistência, se destacam a comunicação clara e compreensível (44%) e a coerência entre o que a empresa diz e faz (43%).

Esses números reforçam que, para além da inovação ou da digitalização, o básico bem feito ainda é o que gera maior percepção de valor. “Fazer promessas e cumpri-las segue sendo a base para uma experiência positiva e uma reputação sólida”, reforça, Sidnei.

Prêmio Consumidor Moderno 2025

A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Por consequência, a categoria Hall da Fama homenageia os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolha. A votação foi prorrogada até 16 de junho.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]