/
/
Confiança do paulistano sobe em setembro

Confiança do paulistano sobe em setembro

Ainda assim, indicador da FecomercioSP está próximo do menor valor da série histórica

A confiança do consumidor da cidade de São Paulo subiu 1,4% em setembro na comparação com agosto, chegando a 109,4 pontos, de acordo com a FecomercioSP. Embora o número signifique a primeira alta depois de seis meses de retração, o indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) continua próximo da mínima da série histórica, registrada justamente em agosto.

O destaque positivo de setembro ficou para o indicador das perspectivas de consumo, com alta de 4,1%, para 102,3 pontos. O índice de agosto, porém, havia sido o pior da série histórica, com 98,3 pontos. O indicador de disposição atual para compra de bens duráveis também mostrou fragilidade, com crescimento de 2,8%, para apenas 93,4 pontos.

O indicador mais bem avaliado no ICF em setembro foi o sentimento em relação ao momento atual dos empregos, com 127,1 pontos e elevação de 0,9% sobre o mês anterior. Já o item renda atual teve elevação de 1,7%, para 123,1 pontos, enquanto o indicador de perspectiva profissional avançou 2,2%, para 115,1 pontos.

Dois indicadores, porém, caíram para os menores valores da série histórica. Acesso ao crédito recuou 1,2%, para 121,9 pontos, enquanto o Nível de consumo caiu 0,5% e ficou em 82,9 pontos.

Na comparação anual, o ICF teve uma forte retração de 11,7%, sendo o 21º mes consecutivo de declínio na confiança dos consumidores da cidade de São Paulo.

Para a FecomercioSP, o ambiente econômico está desfavorável para o consumidor, com os preços de alimentos e bebidas pressionando o orçamento doméstico e os juros altos encarecendo produtos e financiamentos.

Assim, as famílias paulistanas estão priorizando a quitação de dívidas. Para a entidade, o indicador do mês não sinaliza recuperação da confiança dos consumidores para os próximos meses.

Leia mais 

Demanda do consumidor por crédito cresce 10,4%

25% das startups morrem após um ano

Apenas 25% dos shoppings cresceram na Copa

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]