/
/
Confiança do paulistano despenca em fevereiro

Confiança do paulistano despenca em fevereiro

Aumento da preocupação do consumidor com trabalho e inflação leva índice ao menor nível para o mês em 11 anos

A confiança dos consumidores apresentou em fevereiro o menor índice para o mês desde 2003, por causa da preocupação com o mercado de trabalho, a alta da inflação e os reajustes dos preços. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) caiu 17,2% em relação ao mesmo mês do ano passado e ficou em 112,9 pontos. Na comparação mensal, porém, o indicador subiu 0,2%, interrompendo dois meses de queda.

O Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA), componente do índice geral que mede a satisfação do consumidor com o momento econômico atual, recuou 1% na comparação mensal, para 109,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC), que projeta a evolução da economia para os próximos seis meses, subiu 0,9%, para 115,1 pontos.

Para a FecomercioSP, a pesquisa mostra que o consumidor está cada vez menos otimista com o momento atual da economia, impactado pelas notícias de elevações de impostos, reajustes no preço da gasolina e, principalmente, do baixo crescimento do País. Por outro lado, tradicionalmente existe otimismo em relação ao futuro, fazendo com que o crescimento do IEC em fevereiro não surpreenda.

Leia mais:
Confiança do consumidor é a menor da história

Confiança do comércio cai 14,4% em SP

Confiança do comerciante em SP desaba 12,7%

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]