A confiança dos consumidores apresentou em fevereiro o menor índice para o mês desde 2003, por causa da preocupação com o mercado de trabalho, a alta da inflação e os reajustes dos preços. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) caiu 17,2% em relação ao mesmo mês do ano passado e ficou em 112,9 pontos. Na comparação mensal, porém, o indicador subiu 0,2%, interrompendo dois meses de queda.
O Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA), componente do índice geral que mede a satisfação do consumidor com o momento econômico atual, recuou 1% na comparação mensal, para 109,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC), que projeta a evolução da economia para os próximos seis meses, subiu 0,9%, para 115,1 pontos.
Para a FecomercioSP, a pesquisa mostra que o consumidor está cada vez menos otimista com o momento atual da economia, impactado pelas notícias de elevações de impostos, reajustes no preço da gasolina e, principalmente, do baixo crescimento do País. Por outro lado, tradicionalmente existe otimismo em relação ao futuro, fazendo com que o crescimento do IEC em fevereiro não surpreenda.
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