A confiança do consumidor paulistano registrou queda de 13,7% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a março, a queda foi de 1,8%, segundo indicador divulgado hoje (26) pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
O indicador varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total) e é constituído de alguns subíndices.
Segundo a Federação, a queda foi influenciada pela piora da avaliação dos consumidores em relação ao momento atual. O Índice das Condições Econômicas Atuais caiu 3%, chegando ao menor patamar desde maio de 1999.
Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) registrou queda de 1,5% entre março e abril.
Essa desconfiança tem impactado nas vendas do varejo. Cautelosos, os consumidores reduzem o consumo e privilegiam bens de primeira necessidade, com medo de se endividar.
“A melhora do ambiente político, acompanhada pelo rápido anúncio de medidas de ajuste da economia, portanto, pode colaborar para a retomada da confiança dos consumidores e, consequentemente, das vendas do comércio”, afirmou a Federação em nota.
Considerando a renda, a falta de confiança atinge com mais intensidade consumidores com renda familiar inferior a 10 salários mínimos. Nessa faixa de renda, a confiança caiu 11,6%.
Já os consumidores de maior renda demonstraram melhora na avaliação das condições atuais, com alta de 16,7%.